A grande oportunidade das empresas frente ao Big Data

A grande oportunidade das empresas frente ao Big Data

A sua empresa está preparada para a interpretação do grande volume de dados obtidos atualmente – Big Data – e pronta para tomar decisões competitivas?

A sua empresa está preparada para a interpretação do grande volume de dados obtidos atualmente – Big Data – e pronta para tomar decisões competitivas?

Você já ouviu falar de Big Data, certo?

Big Data é a expressão utilizada para descrever o impacto que o grande volume de dados – estruturados e não estruturados – causa aos negócios nos dias atuais. O mais significativo com esse fenômeno que apressa várias corporações no mundo inteiro não é a quantidade de dados coletados, mas o que elas executam com as informações relevantes. Se você já entendeu que a razão de sua empresa utilizar do Big Data para analisar e obter insights para posteriores decisões e direções estratégicas de negócio, esse artigo é de grande valia não só para a sua companhia quanto para os seus clientes.

Quando esse termo surgiu?

Por mais que “Big Data” seja uma expressão relativamente nova, armazenar volumes imensos de informações para análise posterior dos dados é bem antigo. Doug Laney, um analista da Meta Group (hoje Gartner), definiu que os desafios e as oportunidades do crescimento vertiginoso de dados era tridimendisional, segundo os conceitos de:

Volume. Corporações recolhem dados de diversas fontes! Isso vale para a comunicação entre máquinas, informações de sensores, redes sociais, documentos comerciais, entre muitos outros. É para isso que, antigamente, os arquivistas eram tão necessários, mas que configuravam grandes custos para as organizações por demandar muito tempo de busca por alguma informação; de espaço, para manter tudo à mão; e de despesas enormes, para a manutenção e preservação de papéis – e mais papéis.

Velocidade. Os dados trafegam numa velocidade espantosa in and out. Atualmente, diversos artifícios estão favorecendo a necessidade de se tratar essas quantidades de dados em tempo real, ou o mais próximo disso. Smartphones, contadores inteligentes, sensores, tags de RFID (método de identificação automática através de sinais de rádio) são alguns dos exemplos.

Variedade. Imagine a quantidade de formatos diferentes que podem ser reunidos para uma tomada de decisão? Dados estruturados, documentos de texto, transações financeiras, cotações, oriundos de banco de dados, e-mail, imagens, vídeos, áudios e as mais diversas mídias possíveis.

Essas três dimensões são muito importantes para você mobilizar a sua empresa a perceber situações em que a visão corporativa pode se aguçar ainda mais ao identificar oportunidades e mudanças de mercado. Afinal, guardar as informações é crucial para qualquer organização!

E ‘Big Document Data’?

O conceito Big Document Data é o novo paradigma e enfoque do Big Data às informações geradas a partir de documentos físicos estruturados ou não estruturados. Em outras palavras, é guardar as informações dos seus documentos de forma amigavelmente rápida, prática e, principalmente, com redução de custos. Cada vez mais se torna emergencial a classificação de arquivos até então não classificados, para que todo tipo de papel seja transformado em informação acessível.

É por essa razão que os benefícios do CaptureDOC se encaixam perfeitamente à necessidade das empresas. Mesmo com a introdução de scanners, o processo de digitalizar e guardar arquivos ainda é bastante antiquado quanto à busca e ao compartilhamento de informações. A captura inteligente de dados com o CaptureDOC funciona de uma forma totalmente integrada com multifuncionais (Xerox é uma delas), aparelhos digitais e ERP de uma empresa. Basta introduzir o papel com as informações em uma multifuncional para que o software, ao digitalizar o documento, capture dados e os armazene em quaisquer classificações desejadas, ao mesmo tempo que deixa tudo disponível para qualquer pessoa que tenha acesso ao ERP da organização. E você não digita uma palavra!

Não perca mais tempo frente à concorrência quando o assunto é gerenciamento e acesso à informação. Saia na frente e transforme as pilhas de papel em uma busca organizada e rápida!

Gostou desse artigo? Tem alguma opinião quanto ao assunto? Comente e assine a nossa newsletter para receber todas as novidades do nosso canal de notícias.

Até a próxima! 


Fonte: Artigos Administradores / A grande oportunidade das empresas frente ao Big Data

Os comentários estão fechados.