A hora e vez do chefe negativo

A hora e vez do chefe negativo

Se você está tendo nesse momento que lidar com um chefe negativo, você tem o meu apoio e a minha solidariedade, mas antes de antecipar o seu pedido de demissão, tente analisar a situação e tirar melhor proveito dela

Se você está tendo nesse momento que lidar com um chefe negativo, você tem o meu apoio e a minha solidariedade, mas antes de antecipar o seu pedido de demissão, tente analisar a situação e tirar melhor proveito dela.

O segredo está em se adaptar à situação e, ao invés de considerá-lo como um chefe, tente encará-lo como um cliente complicado para o qual foi contratado (a) e, a partir de um diagnóstico preliminar, direcione suas ações para os seguintes focos sobre a personalidade de seu chefe :

  • Quais são suas fraquezas?
  • Existem pontos positivos a serem explorados?
  • O que mais o amedontra e incomoda?
  • Como ele mede o sucessos e o que pensa sobre as falhas?

Quando você encontrar respostas para essas perguntas, terá com ajudá-lo a valorizar seus pontos positivos e trabalhar sobre sua fraquezas, tornando-se indispensável e alguém a quem ele possa confiar. Talvez você não seja recompensado (a) no curto prazo, mas no longo prazo, não terá nada a perder em agir desta forma.

Provavelmente alguns de vocês já tenham se desligado de uma empresa por sentirem-se prejudicados por uma liderança negativa ou por um péssimo ambiente de trabalho. Se tal ocorreu, apesar de acreditarem que a empresa fosse sólida e a oportunidade de trabalho promissora, vocês devem ter se arrependido por terem permanecidos calados e não terem se manifestado o seu inconformismo e se posicionado perante a situação.

Não se intimide perante as críticas e julgamentos, se você está efetuando suas tarefas e dando o melhor de sua capacidade para executá-las. Às vezes você tem que asumir um alto risco para enfrentar situações incômodas, mas ao assumi-los, certifique-se que seus argumentos são fortes o suficiente para convencer o outro lado.

Quando você expressa seus argumentos de forma respeitosa e genuína para fazer com que o trabalho flua melhor, pode abrir uma porta para novos níveis de confiança, colaboração e resultados.

Entretanto, se estiver planejando uma mudança para outra organização, faça sua pesquisa preliminar para ter a certeza que não está trocando “seis por meia dúzia”. Por vezes no desespero para sair de uma situação complicada, você pode cair em outra armadilha.

Investir algumas horas antecipadamente, poderá poupar alguns anos de frustação !


Fonte: Artigos Administradores / A hora e vez do chefe negativo

Os comentários estão fechados.