A importância da comunicação interna, especialmente em tempos de crise

A importância da comunicação interna, especialmente em tempos de crise

Quando o assunto é a necessidade de enxugar os gastos das companhias, a ordem de grande parte delas é fazer cortes na comunicação. Isso porque muitos gestores resistem em reconhecer a importância da área na motivação dos empregados, melhora do clima organizacional, entre outras funções extremamente relevantes diante de um cenário econômico turbulento.

Não é nenhuma novidade. Quando o assunto é a necessidade de enxugar os gastos das companhias, a ordem de grande parte delas é fazer cortes na comunicação. Mas por quê? A comunicação é uma área supérflua ou menos importante que as demais? Qual a verdadeira função da comunicação, mais precisamente a interna, dentro das organizações? Restringe-se à atualização de jornal mural? Atualização da intranet? Envio de email marketing com a cobertura de eventos institucionais? (que por sinal, também estão deixando de acontecer à medida que a austeridade torna-se a premissa do mundo corporativo).

Na verdade, alguns gestores resistem em reconhecer que a função da comunicação interna vai muito além das tarefas acima citadas. Ignora-se o fato de que um profissional bem informado, por dentro de tudo que acontece na empresa, é, na maioria das vezes, aquele profissional que “veste a camisa”, que defende o local de trabalho nas discussões com os amigos, com a família  com os próprios colegas. É o empregado que, muito provavelmente, vai enaltecer os pontos positivos da organização, contribuindo para a construção da boa imagem da mesma. Um profissional bem informado não necessariamente estará satisfeito na empresa e na função que ocupa, por diversos motivos. Mas um profissional satisfeito é, necessariamente, um profissional engajado, antenado, que participa das decisões, que se sente parte daquela empresa. Que reconhece sua importância e sabe que faz a diferença.

Quando se tem acesso às informações, de forma transparente, evita-se os ruídos da “rádio peão”, que se instala quando as pessoas não sabem o que se passa dentro de sua própria empresa, e, na falta de informações claras, espalham e ouvem boatos pouco (para não falar nada) fundamentados.

É um fato. A comunicação interna é fundamental para a melhora do clima organizacional, ao passo que possibilita que os empregados participem ativamente das decisões da instituição, acompanhando os resultados das ações e sentindo-se aptos a propor novos projetos, na certeza de que serão ouvidos, especialmente em empresas de grande porte, onde os empregados sentem-se distantes dos líderes.

O principal fator motivador dos empregados não deve, jamais, ser o medo de perder o emprego, como tem acontecido neste período de crescimento desenfreado do índice de desemprego, mas a vontade verdadeira de pertencer à determinada organização e, principalmente, o fato de poder se orgulhar dela. Diante de um cenário instável e turbulento na economia, quando os empregados tem medo do futuro, faz-se ainda mais necessária uma comunicação eficaz e direta com todos os níveis hierárquicos da organização. Pra isso, existem inúmeras ferramentas de comunicação. Cabe à área analisar qual canal utilizar e de que forma. A fim de incentivar a produtividade, contribuindo para a satisfação dos colaboradores, é tambem papel da comunicação estabelecer essa relação de confiabilidade e transparência entre empregado e empregador.

Diante do exposto, vale a reflexão: seria a comunicação uma área subjetiva nas organizações, especialmente neste momento?


Fonte: Artigos Administradores / A importância da comunicação interna, especialmente em tempos de crise

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