A importância da Educação Emocional

A importância da Educação Emocional

Você sabe o que é educação emocional? Já utilizou de alguma leitura, palestra, vídeo ou pesquisa para obter ajuda em como lidar com a ansiedade, medo, angustia, ou até mesmo para desenvolver habilidades, seja para o trabalho, como liderança, empatia, ou até mesmo para melhorar seus relacionamentos? Tenho certeza que se você ainda não buscou recursos externos para te ajudar a lidar com suas emoções, certamente conhece alguém que já fez isso

Nós somos ensinados a sermos profissionais de sucesso, a buscar prosperidade, mas não sabemos lidar com nossas emoções. Me lembro quando tinha por volta dos 10 ou 11 anos, eu estava na escola quando ouvi os funcionários dizendo que o pai de uma professora havia falecido, neste momento comecei a chorar, dizer que estava com muita dor de dente e pedir que chamassem minha mãe para me buscar. O que os profissionais da escola não sabia, é que o pai desta professora era como um avô para mim, uma pessoa muito importante na minha história. Quando cheguei em casa minha mãe não entendia o porque de tanto choro, até que lhe contei que ele havia falecido. A dor de dente não foi inventada, ela apareceu para descrever a dor da perda, a tristeza, a angustia que aquela noticia causou em mim naquele momento.

Quantos de nós não produzimos dores físicas, porque não sabemos nomear ou lidar com as dores emocionais? Quantas oportunidades perdemos por não reconhecer ou saber lidar com nossas emoções. Somos sobreviventes de uma geração que focou na formação intelectual e não cuidou das emoções. Por isso é tão importante aprendermos a educar nossa emoção, e principalmente oferecer essa educação a nossos filhos.

O que mais admiro no ser humano é sua capacidade de aprendizagem, pois não há nada que não possamos aprender, acredite, você pode aprender muito mais do que imagina! Porém como não sabemos utilizar nossos recursos internos, desperdiçamos nossos talentos e gastamos muita energia em coisas que não nos fazem felizes.

Quando aprendemos identificar, nomear e direcionar nossas emoções, tomamos o controle de nossas vidas, conseguimos enfrentar as dificuldades com mais maturidade e resiliência. Conseguimos desenvolver a empatia, compreendemos que ninguém dá o que não tem, com isso nos tornamos mais compreensivos e menos exigentes, conosco e com o outro. Ampliamos e melhoramos nossa qualidade de vida e construímos relações mais saudáveis.

Os estudos da psicologia evoluíram muito nas últimas décadas no que se refere a educação emocional, trazendo ferramentas eficazes  para o gerenciamento das emoções, técnicas que nos ajuda a conhecer e gerenciar nossos pensamentos, produzindo comportamentos mais saudáveis, pois somente conhecendo o mundo de dentro é que conquistaremos o mundo de fora!


Fonte: Artigos Administradores / A importância da Educação Emocional

Os comentários estão fechados.