A importância da educação na vida da comunidade

A importância da educação na vida da comunidade

Se estivéssemos preparados para exercer a nossa cidadania, respeitando o direito de ir e vir, respeitando o direito do outro, não seria necessário quebra-molas ou guarda de trânsito, pois procurávamos dirigir com responsabilidade, respeitando o pedestre, o outro motorista, e causando menos acidentes e transtornos sociais

Na semana do trânsito, pergunto: Por que Precisamos de quebra-molas? Por que precisamos de guarda de trânsito? Como cidadão, o que estamos fazendo para melhorar? e as organizações não governamentais, como vêm contribuindo neste processo?

Se estivéssemos preparados para exercer a nossa cidadania, respeitando o direito de ir e vir, respeitando o direito do outro, não seria necessário quebra-molas ou guarda de trânsito, pois procurávamos dirigir com responsabilidade, respeitando o pedestre, o outro motorista, e causando menos acidentes e transtornos sociais.

Se estivéssemos preparados para exercer a nossa cidadania, respeitando a individualidade do outro, não seria necessário guarda de trânsito, pois os veículos e motos não seriam estacionados na contra-mão ou em local inadequado como frente de garagens, vias públicas sem permissão para estacionamento, nas esquinas e não transitavam pela via pública na contra-mão, não passavam com sinal fechado e teríamos respeito pelo pedestre, parando quando eles fossem atravessar a via pública (exemplo disto é a frente das escolas, onde precisam guardas para que pais e alunos atravessarem), assim, causando menos acidentes e transtornos para a população.

Diante de disto e muito mais, os governantes são obrigados a investirem mais no trânsito fazendo quebra-molas, criando Secretarias e contratando pessoal para fiscalizar.

São também obrigados a investirem mais na saúde em função da grande quantidade de acidentes causados por motoristas e motoqueiros que dirigirem embriagados ou que entregam veículos e motos a menores e pessoas desabilitadas, enfim, pela falta de educação, não a educação no trânsito, mas a educação cidadã que ensina a respeitar a individualidade, o direito do outro para que o seu também possa ser respeitado.

Portanto, a educação é importante, não apenas como ciência que ensina a ler, a escrever, ou a formar técnicos, mestres e doutores, mas também como instrumento de formação cidadã, educação esta que começa antes da sala de aula, ou seja, começa em nossa casa, começa pelo respeito mutuo entre pais e filhos, ou melhor, com o respeito à família.


Fonte: Artigos Administradores / A importância da educação na vida da comunidade

Os comentários estão fechados.