A importância da interação e do relacionamento entre gestor e colaborador no ambiente organizacional

A importância da interação e do relacionamento entre gestor e colaborador no ambiente organizacional

Descer do salto alto aproximando-se do colaborador, olhando, ouvindo e sentindo tudo como ele sente, ouve e como ele vê transforma e define gestores e modelos de gestão

Em seu livro “O livro ouro da liderança “John C. Maxwell, considerado um dos melhores treinadores de liderança da atualidade, autor de diversos outros livros, cita a seguinte charge: Um executivo aparece sentado e desolado atrás de uma mesa imensa. Do outro lado, de pé, um homem humilde usando roupas de trabalho confidencia: “se isso serve de consolo para o senhor, a gente também se sente solitário quando está na base da pirâmide”.

Assunto muito bem abordado na reportagem denominada “chefe secreto” exibida pelo Fantástico. Grande lição de liderança, comprometimento, forca de vontade, sonhos. E nada melhor do que cruzar os caminhos da cúpula da pirâmide organizacional com o da base, salientando que muitos paradigmas ainda devem ser quebrados por profissionais que exercem cargos de liderança em relação a esta pirâmide.

Para os lideres ficam os seguintes aprendizados:

Tome consciência da importância de conhecer seu colaborador, conhecer seus objetivos, seus sonhos. Seja próximo, independentemente de quantas pessoas tenha que conhecer. Quebre todas as barreiras e possibilite uma liderança próxima, verdadeira e eficaz. Saia de trás da “mesa do poder”.

Valorize cada colaborador, pratique empatia, sirva, seja presente, participe, dissemine conhecimento, reconheça, recompense, ouça, acredite. Demonstre ser observador e não um perseguidor.

Toda organização deve preservar um espaço em sua agenda de prioridades para seu colaborador, e aquela que consegue implementar um modelo de gestão que possibilita uma maior interação entre todas as partes possui em mãos uma grande ferramenta.

Da frase “o cliente sempre tem razão”, utilizada por muito tempo em praticamente todos os segmentos de mercado e vista como um fator importantíssimo para a obtenção de sucesso, pode-se construir outra frase que diz: “o cliente interno (colaborador) sempre precisa de atenção”, pois são eles que operacionalizam o alcance dos objetivos e muitos futuros gestores estão presentes nesse meio.

Para os colaboradores fica a lição de que não importa sua função, deve-se sempre entender quão importante é seu trabalho e executar tudo com muito amor, dedicação, visando sempre a excelência. Quando acreditar que ninguém está te observando lembre-se que o maior expectador do nosso trabalho somos nós mesmos e presenciar um trabalho bem executado gera grande sentimento de satisfação,principalmente quando somos os executores deste trabalho, ou seja, a satisfação vem em dobro.


Fonte: Artigos Administradores / A importância da interação e do relacionamento entre gestor e colaborador no ambiente organizacional

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