A importância das férias no conceito de liderança

A importância das férias no conceito de liderança

Férias é um momento perfeito para entender o perfil de liderança de cada um

Férias. Momento importante para recalibrar as energias e colocar a cabeça em ordem.

É um momento de focar 100% em outra área da vida: família, amigos e lazer. Reconfigurar a vida e perceber que todo esforço vale a pena. É a pílula do rejuvenescimento. Momento criança, diversão, aventura,energia. É quando se muda a rota em busca de abastecimento para mais um ano de trabalho. Como o carro que coloca a velocidade a zero, abastece para alcançar caminhos mais longos. Essa parada se faz extremamente importante para conseguir ir mais longe, para ir com mais força e com mais foco.

É, também, um momento importante para avaliar o trabalho de um verdadeiro líder. Esse é o melhor momento para se perceber o quanto a equipe está preparada para caminhar sozinha. Até que ponto o período que o líder está na empresa tem sido dedicado a sua equipe. Se quer saber se o “líder” o é, entre aspas ou fora dela, acompanhe de perto o momento de suas férias.

Ouso classificar aqui o “líder” em:

  • workaholic – Uma pessoa desse tipo não pode ser considerado um líder, pois os workaholics são extremamente operacionais, estando sempre envolvidos com suas tarefas e não dedicando tempo para evolução da sua equipe. Esse não tira férias, pois, além de viciado no trabalho, não acredita que tenha outra pessoa na empresa que possa fazer suas tarefas.

  • Controlador – Esse é o chefe que tira férias já deixando seu telefone a disposição. Não preparou sua equipe e sabe que se não te ligarem, alguma(s) coisa(s) vai parar na empresa. Apesar de gostar de tirar férias, sua cabeça está sempre no trabalho, recebendo ligações, respondendo emails, whatsapp a todo vapor e quase nada é resolvido sem o contato com ele.

  • Preocupado – O chefe que tira férias e se não recebe um contato da equipe para resolver algo ele liga de volta para saber se está tudo bem. Esse guarda algumas tarefas para si, mas é capaz de alertar a equipe sobre elas, porém as férias só são definidas para períodos em que essas tarefas não sejam tão críticas.

  • Líder – Tira férias sem preocupação, pois, além de entender a importância delas, sabe que sua equipe está devidamente treinada para dar conta das tarefas existentes, assim como está preparada para novas demandas e saberá como se portar diante delas, pois estão em um processo de treinamento diário.

Nesse contexto, é preciso entender onde se caixa as diversas lideranças de uma empresa e ficar de olho nas férias de seus líderes, pois não há momento melhor para entender como  o trabalho de cada um está sendo feito.


Fonte: Artigos Administradores / A importância das férias no conceito de liderança

Os comentários estão fechados.