A importância de recrutar e selecionar funcionários

A importância de recrutar e selecionar funcionários

Contratar um novo funcionário requer cuidados especiais, percorrer o caminho da famosa indicação quase sempre leva a empresa a ter prejuízos por não ser a melhor tática de contratação

Quando o assunto é contratar um funcionário, os empresários principalmente os de micros e pequenas empresas enfrentam um verdadeiro dilema, definir o perfil, as atribuições do cargo, anunciar a vaga, entrevistar os candidatos, enfim é uma verdadeira maratona.

Pensando em todas essas etapas muitas empresas preferem percorrer o caminho mais fácil, ou seja, perguntar na empresa se algum funcionário tem algum conhecido para indicar, ou se ele mesmo conhece alguém naquele perfil já faz a contratação, ou ainda os próprios funcionários sabendo da existência da vaga voluntariamente comentam que conhece algum parente ou amigo que precisa trabalhar.

É preciso muita cautela quando se faz uma contratação dessa forma, é sabido que o cotidiano de trabalho das empresas é bem corrido, e que um processo de Recrutamento e Seleção muitas vezes não é tão rápido quanto a necessidade que a empresa tem no preenchimento da vaga, no entanto a contratação por meio informal, mais popularmente conhecido como “indicação” traz diversos riscos à empresa, que pode economizar no tempo de contratação mas depois isso pode gerar para empresa prejuízos diversos, a falta de empenho do funcionário é uma delas, pois muitas vezes não tem o perfil para vaga e quase sempre essas situações acabam em rescisão de contrato gerando gastos os quais a empresa não esperava.

Por isso é recomendável que as empresas contratem um profissional especializado para conduzir o processo de Recrutamento e Seleção na empresa, esse profissional irá auxiliar na divulgação da vaga, na escolha dos melhores perfis para iniciar o processo seletivo e na sequência aplicar a metodologia adequada na busca do candidato mais adequado ao perfil buscado pela empresa naquele momento, através de testes, dinâmicas e estudos de caso.

Nesse tipo de processo as chances de assertividade são bem maiores porque o candidato é observado levando em consideração todas as suas habilidades que são confrontadas com as exigidas para a vaga, a fim de garantir a melhor escolha.

A empresa só tem a ganhar com essa prática, pois o profissional especializado em Gestão de Pessoas irá trabalhar com imparcialidade e racionalidade, focando na melhor escolha profissional para a empresa.


Fonte: Artigos Administradores / A importância de recrutar e selecionar funcionários

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