A importância de se qualificar em momento de crise

A importância de se qualificar em momento de crise

Em cenário competitivo, o profissional que estiver sempre atualizado, conseguirá enxergar oportunidades e garantir seu lugar no mercado de trabalho, e aquele que não se qualificar encontrará mais dificuldade na recolocação.

Em tempos de economia difícil, o Brasil vem mudando e com isso o mercado de trabalho também, tornando-se ainda mais exigente. Assim, muitas pessoas deixam de lado o investimento em qualificação.

É momento torna-se extremamente importante o investimento, onde torna-se extremamente importante o investimento em qualificação, para que o profissional possa obter sucesso e crescer mesmo em tempos de incerteza.

“ O profissional deve se qualificar para mudar o rumo da carreira, pois além da crise faltam profissionais com o perfil exigido. ”

Hoje a falta de qualificação muitas vezes é uma das maiores dificuldades na hora de contratar um bom profissional, onde a qualificação, ao contrário da realidade de antigamente, quando havia muitos profissionais para poucas vagas, hoje o mercado de trabalho está tendo muitas vagas, porém poucos profissionais preparados perante as exigências das vagas. Profissionais que não tem uma qualificação, demora mais para realizar as suas tarefas e isso leva tempo e dinheiro. Esse é uns dos motivos que leva a tanta exigência.

Toda via, nesse cenário competitivo, o profissional que estiver sempre atualizado, conseguirá enxergar oportunidades e garantir seu lugar no mercado de trabalho, e aquele que não se qualificar encontrará mais dificuldade na recolocação.

Entendemos que o orçamento está apertado, mas é importante investir para melhorar as competências para o mercado sejam ela técnicas ou comportamentais, onde hoje a qualificação não obrigatoriamente custa dinheiro, pois existem uma série de cursos interessantes com qualidade, on line e gratuitos.  È nesse momento que o profissional deve se desenvolver pois ajudará no desenvolvimento da carreira; hoje estamos vivendo em uma sociedade que nos faz pensar o tempo todo e o mercado de trabalho também estar nos cobrando isso, Raciocínio. Estamos em uma era que precisamos exercitar além dos músculos, também o cérebro.

Assim, estude, se atualize, busque novos conhecimentos, aprenda um novo idioma caso não tenha, leia mais, pois ler é descobrir novos horizontes, é dar permissão a imaginação para criar, viajar sem sair do lugar. Ler é conhecer novas culturas, novas formas de ter opiniões sobre qualquer assunto. É agregar conhecimentos, sabedoria. A leitura nos transforma, nos torna em pessoas mais interessantes cheios de conteúdos incessantes, ter conteúdo intelectual, não é ser careta, fora de moda. Nos dias de hoje, ser uma pessoa com conteúdo, conhecimento, são fatores que nos ajudam a ganhar o pão de cada dia.

Contudo, a qualificação profissional, nos dias atuais, é um diferencial fundamental no momento de buscar e se candidatar a uma oportunidade de trabalho. É quando falamos em qualificação, falamos em conhecimento. Em outras palavras, é aquele profissional que saberá o que fazer dentro da empresa, ou seja, deve chegar pronto e preparado para atuar diretamente na função para a qual foi contratado. Portanto, na hora de decidir por isso, a principal analise é verificar o que está faltando em seu Currículo, procurando investir-se no desenvolvimento de habilidades de acordo com seu objetivo profissional para os próximos 5 anos.

Minha dica é: Invista sempre em qualificação, atualize-se sempre, oportunidades existem encontre-as, porque o futuro é incerto, quanto mais novas competências e habilidades você tiver maior será sua capacidade de contribuir para o mercado de trabalho, maior será sua capacidade de obter sucesso e realização profissional.


Fonte: Artigos Administradores / A importância de se qualificar em momento de crise

Os comentários estão fechados.