A importância do autoconhecimento para sua vida pessoal e profissional

A importância do autoconhecimento para sua vida pessoal e profissional

Reflexões e algumas dicas sobre o autoconhecimento

   Vejo muitas pessoas que possuem currículos extraordinários, com publicações, experiências excepcionais, diplomas e certificados, mas ao primeiro contato quando questionado sobre suas qualidades ou qual seu comportamento em determinada ocasião, não se conhecem o suficiente para responder de imediato.

     Penso que, o autoconhecimento, deve ser um dos fatores primordiais para a vida de um jovem que deseja entrar no mercado de trabalho, ou até mesmo, você que está buscando uma recolocação no mercado. Mas autoconhecimento, sério? Isso mesmo, autoconhecimento!.

     Conhecer-se o bastante, conhecer sobre seus objetivos, sonhos, comportamentos, decisões tomadas ou que tomaria em determinada situação, isso faz total diferença em seleções e é um dos fatores que as grandes empresas desejam que seus aspirantes a estagiários ou até mesmo CEOs tenham.

     Parece algo básico que você deve estar pensando, “Ah! Isso eu tenho, não preciso refletir sobre”, mas tente responder algumas perguntas sobre si mesmo, como por exemplo:

  1. Quais são minhas principais qualidades no trabalho que desenvolvo hoje? Quais necessitam aprimorar?
  2. Quais são meus objetivos pessoais e profissionais hoje? Quais são meus objetivos de curto, médio e longo prazo e quais passos devo seguir para alcança-los?
  3. O que me faz feliz? O que eu não gosto de fazer, mas tenho que fazer e foi difícil para me adaptar a isto?
  4. Como meus amigos me veem?

      Faça esse exercício e tente pensar em outras perguntas sobre si mesmo e quais respostas para cada uma delas, tenha certeza que isso irá te ajudar bastante tanto na sua vida pessoal como profissional.


Fonte: Artigos Administradores / A importância do autoconhecimento para sua vida pessoal e profissional

Os comentários estão fechados.