A logística e os desafios no processo de gestão de suprimentos

A logística e os desafios no processo de gestão de suprimentos

A Logística tem uma importância crescente para as organizações, uma ajuda que pode dar uma resposta positiva ou negativa aos seus clientes. A logística e cadeia de suprimentos não são ideais novos. Ao longo da história, tomando como exemplo as guerras que houveram, que o diferencial para a vitória dos exércitos estava exatamente na capacidade de suprir seus homens com mantimentos e munições

            Em um mundo altamente competitivo e cheio de incertezas, a Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos vem desemprenhando um papel fundamental nos resultados das organizações, onde ela é uma ferramenta indispensável na busca da maximização dos resultados e colaborando com os objetivos organizacionais. A Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos desempenham um papel importante na empresa pois agregam valor de mercado já que uma boa distribuição de mercadorias e um controle eficaz dos estoques fazem com que as empresas aumentem seu nível de competitividade e consequentemente o seu espaço no mercado.

            A Logística foi conquistando seu espaço ao longo da história não somente nas organizações. Ela foi primordial para que exércitos vencessem suas batalhas não no campo de guerra e sim no abastecimento de suprimentos alimentícios e também bélicos para os combatentes. As estratégias começavam desde o quartel até o momento da entrega dos mantimentos e munições aos soldados.

            Com o mundo voltado para a globalização, a logística evoluiu bastante desde a distribuição física de materiais e bens, para um propósito mais abrangente, onde a cadeia de suprimentos é considerada como um todo assim como as atividades de compras, administração de materiais e distribuição. A tecnologia sofisticada já permite uma maior interação entre cliente e fornecedor. É o caso de empresas que adotaram o sistema EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) onde o fornecedor fica conectado por meio de um computador a um modem e uma linha telefônica ao computador do cliente onde todos os dados sobre seu estoque são transmitidos.

            Além dos fatores já citados a Logística está diretamente ligada ao Marketing e a maneira de adquirir valor de produto junto ao cliente. Hoje em dia os departamentos de Logística e Marketing não podem ser mais tratados de maneiras distintas. Ambos têm um poder de somar forças para um melhor desempenho dos resultados da empresa. No seu conjunto principal, as mudanças que se tem operado na sociedade e nas empresas, tem transformando a visão empresarial sobre logística, que passou a ser vista não como uma mera atividade operacional e custos elevados, mas sim como uma atividade estratégica, uma ferramenta de gestão, fonte potencial de vantagem competitiva.


Fonte: Artigos Administradores / A logística e os desafios no processo de gestão de suprimentos

Os comentários estão fechados.