A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo

A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo

É importante planejar sua vida, ter objetivos e saber exatamente onde queremos estar no futuro. Pois, como diria Peter Drucker, a melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo

Nesse artigo resolvi falar sobre planejamento, tanto na vida profissional como pessoal. Mas, por que falar disso? Certa vez estava ouvindo a música de Zeca Pagodinho, deixa a vida me levar, e comecei a refletir sobre a letra da música. Embora goste muito dela, não acredito que deixar a vida nos levar seja uma boa ideia, afinal, para quem não sabe onde quer ir, qualquer lugar serve. Então não adianta reclamar se não chegarmos a lugar nenhum na nossa vida. É preciso ter objetivos claros e reais de onde se quer estar futuramente e como fará para alcançar esses objetivos

Sempre nas minhas aulas inaugurais nas turmas que leciono, aplico uma dinâmica. Mas diferente daquelas dinâmicas, onde o aluno se apresenta para a turma o conhecer, prefiro fazer uma dinâmica onde o aluno busque o autoconhecimento, onde ele apresenta seus pontos fortes e pontos fracos e uma perspectiva de futuro para os próximos anos. Com essa dinâmica os faço perceberem como não conhecem a si mesmos, pois quando perguntados sobre seus defeitos, fica evidente a dificuldade de resposta. Mas o pior é quando são perguntados sobre seus planos para os próximos 5 anos.

Um dos alunos certa vez me respondeu: “eu não planejo, pois não sei se estarei vivo em 5 anos”. Diante dessa resposta, concordei com ele e fiz outra pergunta: “mas e se você estiver vivo, o que vai fazer?”. Ele ficou calado por alguns instantes e respondeu: “ainda não tinha pensado com esse ponto de vista”. Ou seja, é claro que não sabemos se estaremos vivos daqui a 5 anos, no entanto precisamos estar preparados, saber onde queremos estar e o que queremos fazer.

Outra situação que aconteceu comigo foi a seguinte: certa vez estava conversando com uma gestora de uma empresa e falei que deveríamos planejar uma ação que ela estava querendo fazer na empresa. Ela então me respondeu que não poderia planejar, pois as coisas mudam a cada mês e, portanto, não poderia fazer um planejamento para os próximos seis meses.

O que ela falou é verdade, tudo dentro de uma organização muda diariamente. No entanto, planejar é preciso. não se pode querer chegar a algum resultado se não planejarmos como chegar lá. Você já imaginou comprar um automóvel sem planejar como vai pagar, ou como fazer uma viagem sem saber para onde vai. Por isso, é preciso que haja um mínimo de planejamento nas nossas ações.

O planejamento deve ser feito para que se tenha um norte a seguir, seja na vida pessoal, seja na empresa, seja na sua carreira. Todavia, isso não significa que você tenha que seguir esse plano à risca até o final, ele pode ser mudado de acordo com as situações que irão ocorrer no seu dia a dia. Pois, como diria Peter Drucker a melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo.

Por fim fica a dica, planeje, elabore um plano de carreira, não espere que as coisas simplesmente aconteçam, esteja preparado para esses acontecimentos, tudo na vida é mutável, mas isso não significa que não se deve pensar no futuro, ou seja, saiba onde você quer estar nos próximos anos de sua vida, seja pessoal ou profissionalmente.

 Bom planejamento a todos e até a próxima!


Fonte: Artigos Administradores / A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo

Os comentários estão fechados.