A palavra hacker

A palavra hacker

Desmistificando a palavra hacker. Hacker realmente é um criminoso?

Sempre que vejo e leio estas matérias sobre os chamados hackers, fico incomodado com essa palavra, “hackers”.. Eles são tão temidos assim ? Que palavra é essa ?

Hacker nada mais é do que um especialista naquilo que ele faz. Ele é aquele cara que estuda um sistema de tecnologia, que estuda uma infraestrutura, que estuda mecânica, jornalismo, programação, urbanismo enfim, hacker é aquele cara estudioso e inovador naquilo que ele faz.

Um verdadeiro hacker está sempre buscando falhas e uma maneira de inovar, para que aquela falha não possa ser explorada é assim, prejudicar outras pessoas… Por que tudo que fazem de ruim na informática está associado ao chamado hacker ? Entendo que desde 1983 com o filme Jogos de Guerra, esta palavra está associada a uma pessoa que invade computadores e causa um certo terror.. O filme conta a história de um adolescente, apaixonado por computadores, que consegue acesso ao sistema bélico dos EUA e assim, quase causa uma terceira guerra mundial.. Desde este filme usa-se a palavra Hacker para estes casos enfim…. Para quem curte filmes, na minha opinião é um filme muito bom !!! Mas voltamos ao termo hacker…

Não creio que os verdadeiros hackers são criminosos.. Hackers são profissionais e especialistas naquilo que eles fazem. Hackers são pais de família, trabalham em grandes empresas e em altos cargos.. São maridos, músicos, esportistas e principalmente, são pessoas de caráter. Para trabalhar com segurança e controle de acesso à informações confidenciais, é preciso ter caráter e educação. Não é porque tens acesso a informações que você efetivamente precisa visualizar as mesmas. Pré-requisito básico para um verdadeiro hacker é a sua índole. Um hacker não desvia dinheiro, assim como não copia um simples txt.. Este não é o propósito do seu trabalho. O propósito de seu trabalho é verificar onde estão as falhas de segurança para assim, propor as melhorias necessárias e mitigar os riscos de acessos indevidos.. Simples assim.. Não existe necessidade de roubar nada.. Existe o glamour e as questões de egos e vaidades ? Lógico que sim… Mas limita-se a seu grupo, as pessoas de sua confiança.. Ser hacker é ser ético e profissional e acima de tudo… Ser um hacker é trabalhar com o caráter à frente de suas decisões. Esta é minha visão..

Sabe qual a diferença de um cara que invade um computador e desvia dinheiro ou, rouba aquela foto pessoal, ou aquele simples poema que você escreveu no seu pendrive e, o cara que te rouba após sacar dinheiro no banco ou, rouba seu celular enquanto caminha pelos centros das grandes cidades ? NENHUMA !!! Ambos são criminosos e precisam ser presos e assim, pagar pelos seus crimes.. Não existe diferença de um roubo digital e de um roubo físico. A agressão é a mesma e os prejuízos também são os mesmos. Numa invasão digital, o psicológico também é afetado.

Entendo que o mercado e os meios de comunicação precisam acabar com essa estigma de associação do hacker com um criminoso.. Hacker é hacker e criminoso é criminoso.. Não existe diferença de criminoso digital e criminoso real.. Ambos devem pagar pelos seus crimes. Já o hacker, precisa do seu salário no fim do mês para pagar suas contas e seus impostos.. É assim que a vida funciona. O crime não compensa e a educação é que muda o mundo..

Conhecimento não é crime!!

 


Fonte: Artigos Administradores / A palavra hacker

Os comentários estão fechados.