A prática indispensável para reuniões produtivas

A prática indispensável para reuniões produtivas

O que você acha de reuniões? Se for como a maioria dos líderes, elas não fazem parte de sua lista de atividades prediletas

Quem já perdeu muito tempo em reuniões sabe que elas até podem levar alguns minutos, mas, geralmente, duram horas. E toda vez que o resultado de uma reunião é o agendamento de outra reunião, fica claro que as coisas estão muito complicadas. 

Um erro fatal que eu vejo organizadores de reunião cometerem quase que diariamente, considerando que vão economizar tempo, é empurrar um monte de gente dentro de uma sala para transmitir determinada mensagem de uma só vez. As reuniões existem para fazer com que as coisas aconteçam e esta prática vai ocasionar o efeito inverso, ou seja, nada será resolvido numa reunião organizada desta maneira!

A maioria das pessoas se aborrecem com aquilo que não conhecem. Por isso é importantíssimo fazer reuniões prévias com pessoas estratégicas antes de reunir todos os envolvidos numa sala. As reuniões prévias:

#PREPARAM AS PESSOAS: Faz parte da natureza humana se aborrecer com aquilo que não conhece. As pessoas tendem a reagir melhor quando sabem o que está acontecendo. Quando você começa fornecendo informações que pegam as pessoas de surpresa, a reação natural é geralmente negativa. E, quando os mais influentes do grupo reagem negativamente, o grupo inteiro tende a ser negativo. Isso compromete o objetivo da reunião e provoca uma desagradável paralisia.

#DESENVOLVEm CONFIANÇA: Uma das maiores responsabilidades de um líder é ser agente de mudanças dentro da organização. Gerar mudanças exige a confiança das pessoas. Quando você faz uma reunião prévia, tem a oportunidade de desenvolver essa confiança. Você pode responder a perguntas; pode compartilhar suas motivações com mais facilidade; pode inclusive entrar em detalhes que talvez não se sinta à vontade para revelar a todos os participantes. Você tem a possibilidade de adaptar a mensagem à pessoa com quem esta se comunicando.

#EVITAM SURPRESAS DESAGRADÁVEIS: Os líderes excelentes costumam estar inteirados de tudo. À intuição deles é muito forte. Geralmente, eles lidam bem com o intangível. Mas até os melhores líderes podem deixar de enxergar algumas coisas. Às vezes, durante a reunião prévia, a pessoa com quem falam oferece aquela informação ou aquela percepção com potencial para evitar um grande erro de liderança.

Lembre-se: Liderança é influência e para aumentar a sua influência você precisa investir tempo e energia nas pessoas.

Você merece ser muito feliz!

Cuide da sua carreira!

Gostou? Siga-me aqui no Administradores é só clicar em SEGUIR aqui embaixo.


Fonte: Artigos Administradores / A prática indispensável para reuniões produtivas

Os comentários estão fechados.