A proatividade de um profissional

A proatividade de um profissional

O que pode causar de bom ou ruim para o profissional independente?

A pro-atividade, tem como base o comportamento organizacional de um profissional em suas ações no ambiente corporativo. Considerada como um ponto positivo de uma carreira, esse comportamento demonstra as iniciativas e práticas desenvolvidas para resolução de problemas antecipadamente.

Geralmente, por se tratar de uma pessoa apta para diversas atividades e segmentos, o funcionário se sobressai quando conhece a cultura organizacional da empresa, traz uma determinada segurança e confiança para os superiores, além de ser uma pessoa com tomadas de decisões sensatas e com maior possibilidade de acertos.

Um dos principais motivos de pessoas serem proativas é nada menos que, NÃO esperar para VER, ou seja, são pessoas com praticidade nos objetivos traçados, nas tarefas realizadas e a se concretizar. No entanto, esses profissionais nem sempre são assim por que querem, mas por ter uma grande facilidade na resolução de problemas e atribuições em suas funções, por isso, ganham destaque nas empresas.

O funcionário proativo apesar de ter esses pontos fortes com suas tarefas e ações, muitas das vezes é observado de forma negativa por alguns colegas de trabalho. Infelizmente, o trabalho quando é bem feito, nem sempre é bem visto. Com isso, vejamos alguns pontos quando o profissional proativo é tido como vilão

Vantagens

  • Dinamismo;
  • Participação coletiva;
  • Praticidade;
  • Valorização dos superiores;
  • Crescimento profissional.

Desvantagens

  • Ser tratado como bobo e puxa saco;
  • Ter folga;
  • Chegar atrasado;
  • Estender o horário de trabalho.

 

 

Provavelmente, alguns desses detalhes, bons ou ruins, muitas pessoas se identificam, mas se sentem receosos em não fazer o que solicitam ou ter as necessidades atendidas. Seja pedir um aumento ou ser rígido, sair mais cedo ou pedir folga e etc. Sempre será necessário policiar as atividades e impor limites. No inverso dessa questão, as vantagens que traz em ser proativo enaltecem o profissional e trazem mais segurança.

Muitos que estão iniciando a carreira, como os estagiários e recém-formados precisam desse UP para crescer nas empresas, afinal o profissional proativo tende a ser o ponto chave se colocando junto ao futuro da organização. Com isso, alcançando novos objetivos pessoais e profissionais.   


Fonte: Artigos Administradores / A proatividade de um profissional

Os comentários estão fechados.