A qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho

Não são apenas as condições financeiras e físicas que satisfazem o trabalhador, é preciso voltar os olhos para situações Psicológicas e Sociais, que compõe o ambiente laboral. Muito se tem falado sobre este assunto, no decorrer das últimas décadas, sem que haja ou tenha havido em algum momento, consenso sobre o tema, o que torna ainda mais desafiador ou tentador, por assim dizer, discorrer sobre o assunto, sem a pretensão de esgotar possibilidades ou de exaurir o assunto, tentaremos contribuir com ele, simplesmente isto

Não são apenas as condições financeiras e físicas que satisfazem o trabalhador, é preciso voltar os olhos para situações Psicológicas e Sociais, que compõe o ambiente laboral. Muito se tem falado sobre este assunto, no decorrer das últimas décadas, sem que haja ou tenha havido em algum momento, consenso sobre o tema, o que torna ainda mais desafiador ou tentador, por assim dizer, discorrer sobre o assunto, sem a pretensão de esgotar possibilidades ou de exaurir o assunto, tentaremos contribuir com ele, simplesmente isto. 

Toda Organização tem como pressuposto principal a realizações de seus Objetivos Estratégicos. O Alcance destes objetivos passa pela Qualidade Total e Produtividade otimizada, que, sem sombra de dúvidas, so podem ser obtidas a partir da satisfação de todos os stakeholder´s envolvidos, principalmente dos colaboradores internos, sendo estes os principais participantes deste processo. Obter a satisfação destes atores e mantê-los motivados, ao ponto de tornarem-se uma vantagem competitiva sustentável, tem sido o desafio dos Gestores de Pessoas, notadamente melhorando a qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

A gestão da qualidade total em uma organização depende fundamentalmente da otimização e maximização do potencial humano. E isso somente será possível a partir do momento que organização consiga, na mesma proporção, otimizar e maximizar a satisfação das pessoas durante o exercício de suas funções dentro da Organização. Compreender este fenômeno também não tem sido algo fácil, muito ainda há a aprender antes que isto ocorra.

Alguns aspectos precisam ser analisados na busca pela melhoria das condições da qualidade de vida no trabalho, dentre eles poderíamos citar: 

Aspectos voltados ao Ambiente de trabalho

  • Credibilidade: pode ser mensurado a partir da confiança que equipe deposita em seus líderes, envolve a qualidade da comunicação interna, a ética na resolução de conflitos, bem como a forma como as tarefas são divididas.
  • Respeito: A forma como as pessoas sã tratadas,como participam das decisões que afetam seu trabalho, quais são as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, um bom pacote de benefícios, reconhecimento e valorização do ser humano.
  • Orgulho: é o brilho no olhar das pessoas. É prazer no que se faz e o vestir da camisa da empresa com sentimento de dignidade pessoal.
  • Camaradagem: reflete a convivência agradável entre os pares. Depende das relações interpessoais e a valorização do trabalho em equipe, evitando a concorrência desleal.

 Aspectos voltados para o Perfil da Organização.

  • Benefícios: o que importa é a criatividade e a capacidade da empres de focar nas necessidades específicas de seu pessoal. Nem sempre são investimentos financeiros que fazem a diferença para os colaboradores.
  • Remuneração: Uma simples avaliação de valores seria uma maneira ineficaz de se garantir a a satisfação dos colabores, é importante ter a percepção de como os colaboradores se sentem em relação ao que recebem pelo seu esforço. Neste quesito entram salários, bônus, participação nos lucros ou resultados da empresa, e outras formas de reconhecimento financeiro.
  • Ética e cidadania: a étia refere-se aos mecanismos oficiais e a facilidade de acesso a eles de acordo com cada necessidade dos funcionários. Já a cidadania trata os programas criados visando ao bem estar dos colaboradores, da comunidade onde a empresa está inserida , bem como a participação voluntária dos empregados nestes programas.
  • Desenvolvimento Profissional: quais as oportunidades de crescimento são disponibilizadas; cursos de reciclagem , apoio a educação continuada, oportunidades de promoção;
  • Equilíbrio trabalho e vida: Um espaço físico que permita momentos de lazer nos intervalos; políticas de incentivo a prática de esporte; preocupação com a saúde e bem estar do trabalhador, certamente farão com o trabalhador consiga harmozar sua vida pessoal e profissional..

Aliados as práticas citadas as Organizações poderiam tornar os cargos mais divertidos, uma vez que isto torna as pessoas mais satisfeitas com o que fazem e elimina a rotina e monotonia. Desenhar cargos de maneira a torna-los mais desafiadores  e satisfatórios implicaria em ter pessoas mais responsáveis, resultando em maior significado para os colaboradores, no exercício de suas funções.

Referências

CHIAVENATO,IDALBERTO. Desempenho humano nas empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho para alcançar o resultado / Idalberto Chiavenato. 6 ed.rev. e atual. – Barueri,SP: Manoele,2009. (Série recursos humanos) 

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. Ed. Atlas. São Paulo, 1997. 

FIDELIS, GILSON FIDELIS. Gestão de recursos humanos: tradicional e estratégica / Gilson José Fidelis, Márcia Regina Banov. 2ed.- São Paulo: Erica, 2007 

VILAS BOAS, ANA ALICE. Gestão estratégica de pessoas / Ana Alice Vilas Boas, Rui Otávio Bernardes. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.


Fonte: Artigos Administradores / A qualidade de vida no trabalho

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