A segunda competência do empreendedor de sucesso: a comunicação

A segunda competência do empreendedor de sucesso: a comunicação

Um empreendedor precisa saber comunicar-se com todos os públicos ao seu redor

Em meu artigo passado  falei sobre a principal competência que um empreendedor precisa ter para ser bem-sucedido, a capacidade de vender, ou negociação, se você preferir.

A segunda competência mais importante é a de Comunicação. E comunicar envolve muitos fatores, como:
•    Desde saber falar com uma única pessoa até saber falar com toda uma plateia (oratória)
•    Fazer com que a outra parte entenda completamente o que você quer dizer
•    Entender totalmente o que a outra pessoa está comunicando e suas necessidades

Você sabia que falar em público é o maior Medo que as pessoas possuem?

Muitas pesquisas ao longo do tempo têm mostrado que as pessoas têm mais medo de falar em público do que de morrer!

Eu mesmo, quando fazia administração, era tímido e tinha pavor de falar em público. Há dez anos eu jamais imaginaria que um dia trabalharia com desenvolvimento de pessoas, que teria capacidade de dar palestras e treinamentos para auditórios cheios.

Assim como eu pude aprender a vender trabalhando no banco, na Petrobras eu pude aprender a comunicar em todos os níveis.
Na Petrobras trabalho com o desenvolvimento de pessoas e preciso estar sempre em contato com, literalmente, milhares de colegas de trabalho.

Esse contato vai desde o pessoal e direto, com empregados e gestores, até um contato mais amplo, como palestras em auditórios para 200 pessoas.

Por que gosto de reforçar esses exemplos?

Porque quero mostrar a você que é possível desenvolver as competências necessárias para ser um empreendedor de sucesso ao mesmo tempo em que você recebe um salário para isso, sem precisar se arriscar no mercado antes de estar preparado.

Essa é uma dica que aprendi com Robert Kiyosaki, autor de inúmeros livros sobre finanças pessoais e negócios. Robert, antes de se tornar empresário, passou por diversos empregos que o permitiram desenvolver as competências que ele precisava para ser um empreendedor de sucesso.

Você sabia que cada pessoa tem dentro de sua cabeça um “mapa mental”? Cada pessoa vê o mundo de uma forma única, e, por conta disso, o processo de comunicação é muito difícil.

Uma palavra para mim trará à minha mente imagens, sons e sensações específicas. Já a mesma palavra pode trazer para você coisas totalmente diferentes, por conta de sua vivência e de suas experiências passadas.

O ambiente é fundamental para formar nossos mapas mentais, assim como as coisas que estudamos.

Por isso, ao falar algo para você, eu posso estar querendo dizer uma coisa e você estar entendendo outra completamente diferente.
Para evitar isso, é fundamental fazer com que a outra pessoa entenda perfeitamente o que você quer dizer, sendo mais específico e falando de forma mais detalhada, de forma a reduzir os “ruídos” da comunicação. E perguntando à outra pessoa o que ela entendeu, para que você possa confirmar e reforçar que era aquilo mesmo que você queria dizer.

Saber comunicar-se é importante não somente para ser um empreendedor de sucesso. É fundamental para o sucesso tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

Porque, ao saber comunicar-se bem, as pessoas lhe compreenderão melhor, você compreenderá melhor as pessoas ao seu redor, e assim todos ficarão mais satisfeitos.

Saber comunicar-se, portanto, trará grandes ganhos para sua vida profissional e para sua vida pessoal. Seus relacionamentos serão mais efetivos, você se tornará mais interessante e as pessoas terão mais empatia por você.

Como eu disse, uma forma de desenvolver essa competência é através da prática. Procure realizar atividades que permitam você treinar a comunicação. Eu aceitei esse desafio no trabalho e com o tempo consegui me desenvolver.

No começo foi muito difícil e cometi diversos erros, que foram fundamentais no meu processo de desenvolvimento. Então, aceite seus erros e comemore cada degrau vencido. Desenvolver competências comportamentais é um processo muitas vezes lento e que requer prática constante.

Outra dica: leia. Leia livros sobre assuntos diversos e leia romances também. Os livros nos dão, além de conhecimento, um vocabulário mais vasto, o que contribui para que tenhamos uma comunicação ainda mais efetiva, além de desenvolver nossa criatividade e capacidade crítica.

E você, concorda que essas duas são as competências mais importantes para um Empreendedor de Sucesso? Quais são as competências que você acha mais importantes para um empreendedor? Quero saber sua opinião, deixe o seu recado na área de comentários!

Veja também o vídeo que é complementar a esse artigo:

Um abraço.


Fonte: Artigos Administradores / A segunda competência do empreendedor de sucesso: a comunicação

Os comentários estão fechados.