A solução para o assédio moral? Inteligência emocional

A solução para o assédio moral? Inteligência emocional

Hoje existe uma maior conscientização legal do que pode levar uma empresa a viver essa situação constrangedora, pois ela impacta na imagem e marca desta empresa.

Esse é um tema de delicadeza, quando abordado em grupos de liderança ou em desenvolvimento dentro das empresas, tem muitas ações preventivas como programas do que compõe o assédio moral.

Hoje existe uma maior conscientização legal do que pode levar uma empresa a viver essa situação constrangedora, pois ela impacta na imagem e marca desta empresa.

A maioria das ações que estão direcionadas para o procedimento de “evitar” o assédio moral, o que pode distanciar os profissional do real objetivo.

Apesar da consciência que todas as empresas propagaram e treinaram seus profissional o assédio moral cresce, então o que faria a diferença?

Para transformar uma situação ou comportamento o melhor é agir na causa, mesmo que isso demande um pouco mais de atenção e empenho, considerando o assédio moral, temos um tema que  acontece por ter impulso  nas  emoções, auto estima, poder e auto valor.  

Quando há inabilidade para lidar com as emoções de raiva, tristeza, medo e frustração,  com  sentimentos de inferioridade e superioridade atrelados  a imaturidade diante do “efêmero”  poder, temos  diante de tudo isso para alguns gestores um verdadeiro impulso para desenvolver comportamentos de assédio moral, quando sentem que estão diante de uma ameaça para o seu poder.

As reações emocionais descontextualizadas e sem gestão devida, expõe gestores e profissionais a prática do assédio moral!

Quando uma empresa deseja conscientizar  seus colaboradores e lidar com o tema de forma construtiva e madura é produtivo  desenvolver a Inteligência Emocional e Social, afinal o assédio moral relata  a maneira como uma relação entre profissionais está estabelecida, o que pede uma  maior atenção para fazer a transformação de como as relações se estabelecem emocionalmente.

Quando um profissional desenvolve sua inteligência emocional para ter capacidades de dialogo, folow up, orientação, negociação e ao longo de um dia repleto de oscilações e pressão natural do negócio,  o profissional terá estratégias emocionais que fortalece o que é importante .

Empresas com maior índice de Inteligência Emocional e felicidade serão empresas com menor propensão ao Assédio Moral.

A Inteligência Emocional estimula o respeito, diálogo, co responsabilidade dos atos, foco em um objetivo comum e inovação. Além da capacidade de ouvir, chamada de escuta ativa.

Outro fator importante que venho lembrando os profissionais é de trabalhar ahumildade para ter abertura sempre para aprender, a Inteligência Emocional proporciona essa abertura, para aprendermos em conjunto e certamente diante de um desafio os profissionais envolvidos antes de optar pelo assédio moral conseguiriam ter estratégias ganha ganha para todos os lados.

O assédio moral é um forma infantil de resolver e que depois de um tempo o retorno acontece.

Um profissional que quer desenvolver novas perspectivas com sua Inteligência Emocional terá diferenciais em comparação aos demais e desenvolverá uma nova forma de lidar com pessoas e emoções!


Fonte: Artigos Administradores / A solução para o assédio moral? Inteligência emocional

Os comentários estão fechados.