A sorte ao seu lado nos negócios

A sorte ao seu lado nos negócios

Sua equipe está preparada para intuir? Preparada para cavar oportunidades? Para analisar as probabilidades? Eles têm o fator? Eles estão a postos?

Venho me dedicando ao tema: o fator sorte ao seu lado nos negócio sobre a ótica de vendas.

Ao ver a espetacular foto do acidente do Fernando Alonso na Austrália, o tema saltou aos olhos pelas duas vertentes. A do piloto e principalmente a do fotógrafo.

Fiquei com uma pergunta recorrente: foi fator sorte ou a competência do fotógrafo?

Fator sorte: fator é algo que construímos, aquilo que concorre para um resultado. Já a sorte pode ser o destino, a intuição, a oportunidade, a probabilidade.

Pergunto: Foi fator competência ou ele construiu a sua sorte?

Quem sabe foi competência? Sim, pois competência = conhecimento + comportamento e ainda associada a uma grande dose de atitude.

A sorte se constrói.

O fotógrafo, por conhecer muito bem o que faz, intuiu a zona de escape, analisou as probabilidades. Vislumbrou a oportunidade. Associou ao conhecimento o comportamento e mediante a atitude corajosa, apostou.

Segmentou e setorizou o autódromo e optou por ficar naquele local. Lembremos que ele se preparou e estava atento aos movimentos. Não esperou o fato acontecer para tirar a máquina, tirar o protetor da lente, etc. Estava a postos.

Just in Time, Just In case! A foto certa, no local certo e no momento certo.

Esta foto já é considerada uma das melhores fotos da F-1 de todos os tempos.

Você deve estar se perguntando. O isto tem a ver com sua empresa, com o mercado, com seus clientes, seus produtos? Respondo tudo a ver.

Sua equipe está preparada para intuir? Preparada para cavar oportunidades? Para analisar as probabilidades? Eles têm o fator? Eles estão a postos?

Conhecimento se adquire e até pode-se comprá-lo. Nós mesmos os vendemos. Mas e o Comportamento e a Atitude?

Sem estas, não temos competência. Sem competência, não temos produtividade e nem performance. Vamos dar muitas batidas para certamente os outros tirarem fotos.

Desde que o tema me foi apresentado pela Dra. Andréa Naccache, psicanalista, advogada, pesquisadora de inovação e criatividade sob a perspectiva da psicanálise e estudiosa dos modelos de arquitetura empresarial pelo (MIT), me senti instigado e juntos viemos desenvolvendo uma linha de abordagem junto a Ceo´s, Head de Vendas, Gestores focados em produtividade e Quebra de paradigmas comportamentais.

Nossas discussões tiveram como fruto diversos workshops e palestras, sobre equipes gestoras, qualidade e veracidade das informações, dinâmicas para maximizar performance de equipes.


Fonte: Artigos Administradores / A sorte ao seu lado nos negócios

Os comentários estão fechados.