A tecnologia a nosso favor

A tecnologia a nosso favor

Máquinas e ferramentas são essenciais para sobreviver em um modelo de sociedade onde o virtual está cada dia mais próximo do real

A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro da ciência, matemática e engenharia. É um termo que inclui desde ferramentas e processos simples até mais complexos como os projetos da Estação Espacial Internacional e da dessalinização da água do mar, por exemplo. Todos os dias, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais da nossa sociedade, como o meio ambiente, desemprego, economia e outras questões filosóficas e sociológicas, já que ela pode ser vista como uma atividade que forma ou desforma nossa cultura, nosso cotidiano, nossa vida.

Não é mais ficção a possibilidade de ter aparatos tecnológicos trabalhando junto com o corpo humano na realização de algumas funções. As tecnologias estão aí e são criadas para pessoas com necessidades especiais, na genética e não se limitam a próteses supermodernas. Cadeiras de rodas e aparelhos de locomoção também fazem parte das inovações que facilitam a vida de muita gente. E, muitas controladas por GPS e geolocalização.

Hoje, a tecnologia ajuda a salvar vidas e está presente no nosso dia a dia. É desenvolvida não só para sustentar campanhas de marketing, ajustar processos e acelerar comunicações, mas também para encontrar cães, pessoas desaparecidas, veículos e até cargas roubadas. É fato: com o avanço do tempo, a tecnologia traz mais saúde, conforto, qualidade de vida e ajuda nas estratégias corporativas e pessoais.

Máquinas e ferramentas são essenciais para sobreviver em um modelo de sociedade onde o virtual está cada dia mais próximo do real. Descobrir um limite de interação com as tecnologias é algo individual. Cada um deve buscar essa equação para respeitar sua própria natureza.

Existe um equilíbrio entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade. Apesar da crise que vivemos, os aparatos tecnológicos movem a economia, geram renda, mostram que o Brasil é pioneiro em muitas áreas.

As desvantagens trazem à tona várias discussões: a tecnologia realmente é a favor de todos?

Tem pessoas que acham que ela controla o tempo e evoluí para um quadro irreversível.

Eu não acredito nisso e vejo que as vantagens são maiores. A era da tecnologia está aí para nos servir e nos ajudar, o que vale é saber usá-la para continuarmos “bem de vida” e de “bem com a vida”. 

Thiago Scatigno é empreendedor, Diretor da DracoApp e apaixonado por tecnologia.


Fonte: Notícias Administradores / A tecnologia a nosso favor

Os comentários estão fechados.