A única explicação para estar desesperado com a crise

A única explicação para estar desesperado com a crise

Se você está desesperado com a crise, saiba que só existe uma explicação para isso. Trata-se de um mal que está crescendo na sociedade brasileira. Empresários, profissionais demitidos, profissionais com medo de serem demitidos, vendedores reclamam da situação econômica do Brasil por sofrerem desse mal

Só existe uma explicação para estar desesperado com a crise. Sim, uma única explicação. Se você está desesperado com ela é bem provável que você sofra desse mal, que está rapidamente se alastrando na população brasileira. Aliás, eu tenho minhas dúvidas se esse mal se disseminou entre os brasileiros por causa de períodos de estabilidade econômica ou se sempre sofremos desse incômodo.

Antes de esclarecer a única explicação para estar desesperado com a crise, vou falar sobre um pouco sobre ela. Não é necessário entrar em muitos detalhes sobre o assunto, porque você sabe que ela chegou faz algum tempo e está derrubando muita gente e muitos negócios. A questão fundamental nesse momento não é discutir as causas ou as circunstâncias desse período de turbulento, mas sim conhecer a sua maneira de reagir perante a crise.

Eu tenho notícias nada animadoras apontadas pelos maiores especialistas em economia do País, que anunciarei mesmo sabendo que será doloroso escutá-las. Os mais otimistas apontam que no segundo semestre de 2016 as coisas começarão a melhorar e os mais pessimistas dizem que só teremos uma mudança de cenário em 2017.

Isso quer dizer que, mesmo havendo margem de erro nas projeções tanto dos otimistas quanto dos pessimistas, em ambas as análises a crise permanecerá até pelo menos julho de 2016. Estou escrevendo esse artigo em fevereiro. Acabo de sair de uma reunião de empresários que me disseram que de dezembro de 2015 até agora a coisa está feia. E ainda temos março, abril, maio e junho pela frente (pelo menos).

Vejo empresários, profissionais demitidos, profissionais com medo de serem demitidos, vendedores, para citar alguns, reclamando da conjuntura conturbada do mercado. As pessoas que reclamam da situação econômica do Brasil são as mesmas que estão desesperadas com a crise. Se você é um desses que entrou em desespero, saiba que existe uma única explicação para isso: acomodação.

Eu não conheço a sua forma de reagir perante a crise, contudo, se você está apavorado com ela é porque ainda não se preparou para enfrentá-la. Você sabia que a crise chegaria? Que atitudes você adotou diante dessa informação? O que você fará até a crise continuar? O que você fará quando ela acabar? O nível de respostas para cada uma dessas perguntas demonstra o seu preparo para prosperar apesar da crise.

O Brasil já viveu períodos de estabilidade econômica, com a implantação do Plano Real, que trouxeram muitos lucros para os mesmos empresários, profissionais hoje demitidos, profissionais com medo de serem demitidos e vendedores que hoje reclamam. E você, se preparou para enfrentar a crise?

O melhor momento para planejar mudanças não é quando o perigo bate a sua porta. Pelo contrário, é quando as coisas estão em ordem que mudanças são necessárias. Em períodos instáveis a pressão e a ansiedade aumentam e as decisões precisam ser tomadas para ontem. Você precisa de tempo e de tranquilidade para tomar as melhores decisões sobre o seu futuro ou sobre o futuro da sua empresa. Isso você só consegue durante a estabilidade.

Assim, mesmo que antes você não soubesse da crise, seja pela pior maneira possível ou pela melhor, hoje você conhece a realidade da situação econômica do Brasil. Que atitudes você adotará diante dessa informação?  Você vai continuar reclamando do governo, dos bancos, dos clientes e das empresas ou vai assumir a responsabilidade sobre os seus resultados?


Fonte: Artigos Administradores / A única explicação para estar desesperado com a crise

Os comentários estão fechados.