Administração científica nos tempos modernos

Administração científica nos tempos modernos

Teoria de Taylor e as mudanças que obtivemos nos dias atuais

No filme Tempos Modernos, o personagem principal (interpretado por Chaplin), trabalha em uma fábrica, temos um contexto claro de Administração cientifíca, que foi criado por Taylor. O operário faz parte de uma linha de produção na forma de uma engrenagem mecanizando-o, tendo que lidar com diversas situações durante o dia como por exemplo, a hora de ir ao banheiro ou até mesmo na hora do almoço, onde o mesmo se encontra a repetir os movimentos de a pertar os botões da secretária que passava pelo local, devido tamanha pressão que leva o operário a não conseguir parar de fazer os movimentos execultados durante o dia, acaba tendo um pico de “loucura”, dentre estas e outras situações de repetição de movimentos expõe o quanto era exigido apenas como peça na linha de montagem. Já que na época era farta a mão de obra, tendo vista que a subtituição do funcionário era tarefa fácil devido a tamanha mão de obra óciosa, e por não conter vínculos empregatícios com o funcionário.

A Teoria de Taylor teve Príncipio no início do Século XX, onde iníciou uma ideologia, que daria partida aos princípios da Administração Científica. Já que passaria a separar, pensar e fazer, dando ênfase em que Taylor, colocaria o trabalhador braçal para exercer sua função e nada mais que isto, deixando as tarefas de elaboração para os cargos de maior responsabilidade, visando atingir metas de demanda cada vez maiores, tornando os operários uma peça fundamental da linha de produção cumprindo metas e tempos pré-estabelecidos, Taylor propunha que cada operário fizesse só uma função, e se procurava que uma fábrica funcionasse como uma máquina.

Nos dias de hoje mostra bem a trajetória do Serviço Social em seu início, onde os trabalhadores não possuíam direito algum, só obrigações. O operário ficou doente mas não teve direito a um afastamento por doença, simplesmente foi preso por “vagabundagem”. E as meninas ao ficarem órfãos se tornaram um problema para a sociedade vigente, a solução foi “jogá-las” em um orfanato. O pobre não era um cidadão de direitos tal como é hoje, apesar de todos os problemas atuais presentes em nossa sociedade muita coisa melhorou e a profissão de Serviço Social ganhou novos paradigmas.

Algumas empresas infelizmente ainda possui falhas como no filme, no ramo de Telemarketing ainda possui alguns principios de Taylor, como a falta de ética no trabalho, não possui tolerância para as pausa e os abusos de horário e a pressão sob as horas extras que por fim foi decreto proibido aos estágiarios, mas muitas empresas não respeitam isso e até ameaçam os seus funcionários caso eles deixem de faze-las. Pressão psicológica e fisíca ainda existe nos tempos de hoje, pessoas também ainda são escravizadas para ter uma produtividade maior e em cargas horárias maiores, sem ter reajuste no salário e sem receber pela produtividade. 


Fonte: Artigos Administradores / Administração científica nos tempos modernos

Os comentários estão fechados.