Administraçao

Administraçao

Um breve resumo de sua história e definição do tema.

É muito comum falarmos sobre um tema, estudarmos e até nos profissionalizarmos e, deixar passar batido o significado do nome daquela profissão.

Se alguém perguntar em uma sala de aula, do primeiro semestre do curso de Adm para os alunos, se eles saberiam o significado do nome Administração, o que será que eles responderiam, e será que quando eles se formarem, se alguém fizer esta mesma pergunta, será que eles saberiam responder?
Pode acontecer de você estudar quatro anos e não conseguir chegar a uma definição clara sobre o tema.

E você, saberia responder a esta pergunta?

Antes vamos entender um pouco sua história:
Se você acredita que a administração começou na revolução industrial sua resposta está errada, mas não completamente.
A administração sempre existiu, qualquer livro sobre história nos revelará relatos de como os povos cultivavam a terra, criavam seus animais e se organizavam dentro dos seus costumes e tradições. Porem a adm era tratada como uma arte e não ciência, passada de geração a geração de uma maneira empírica.

Na antiguidade por exemplo, de 4000 AC a 476 DC, podemos observar a complexa engenharia das pirâmides do Egito. O Império romano que controlava controlava uma população de 50 milhões de pessoas e um vasto território em volta do mar Mediterrâneo na Europa, África e Ásia. Na idade média, de 476 DC a 1453 DC, com a própria Igreja Católica demonstrando disciplina, hierarquia, poder etc. A idade Moderna 1453 a 1789, com o renascimento, onde surgiram as primeiras empresas e a consolidação do capitalismo como regime econômico. esta fase foi o diviasor de águas no mundo da adm devido a invenção da máquina a vapor em 1770 por James Watt, sendo o start para as mudanças dentro das industrias, afetando todo o modo como a produção era feita. E a idade contemporânea, a partir de 1789. 
A revolução industrial com origem na Inglaterra culminou na substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e pelo uso das máquinas e, o estudo da administração de fato surgiu em resposta a duas consequências provocadas por ela, que foram o crescimento acelerado e desorganizado e a necessidade de maior eficiência e produtividade nas empresas.

Até o início do século XX temos então a administração como uma arte, pois não existia estudo formalizado sobre suas práticas e a partir deste século então, surgiu a administração como ciência, onde de forma pioneira os próprios gerentes ou proprietários das industrias passaram a ver a adm como objeto de estudo. Que foi o caso de Frederick Taylor na Midvale Steel e de Henry Ford na Ford Company.

Este é um pequeno resumo sobre a história da administração, mas o que é então administração?

De acordo com o professor e escritor Idalberto Chiavenato, a palavra Administração é oriunda do Latim onde ad denota direção/tendência para, e minister significa subordinação/obediência, ainda sobre o autor, administrar é definido como “criar condições ideais de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz”.

Alguns outros autores definem da seguinte maneira:

“Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. (Jules Henri FAYOL – Pai da teoria clássica da administração)

“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”. (Patrick J. MONTANA e Bruce H. CHARNOV – 1998)

“Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas”. (PETER Ferdinand DRUCKER – 1989)

Percebemos então que embora cada autor utilize suas próprias definições, a ideia principal é sempre a mesma.

Então, definimos da seguinte forma:

A Administração ou Gestão – como é conhecida no continente europeu – é a utilização dos recursos humanos e tecnológicos disponíveis de maneira eficiente em prol dos objetivos organizacionais através de um bom planejamento, de organização e liderança. Ou seja, o administrador fará um planejamento para atingir os objetivos da organização, depois vai organizar e utilizar de forma eficiente os recursos disponíveis, humanos e tecnológicos, e pôr em pratica todo o planejamento através da liderança.

A administração é a base de tudo, por isso a importância de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios de um mundo dinâmico e que a cada dia exige mais de cada um de nós.


Fonte: Artigos Administradores / Administraçao

Os comentários estão fechados.