Administre primeiramente a sua vida. Em muitas situações, isso é o que realmente importa

Administre primeiramente a sua vida. Em muitas situações, isso é o que realmente importa

Independente do grau de instrução de cada cidadão, a Administração é realmente importante. Administramos tudo em nossa vida: o nosso negócio, para quem é empresário; A nossa profissão, para quem é trabalhador; O nosso namoro; O nosso casamento; Os nossos filhos e a nossa casa; A nossa carreira. Enfim, tudo é passível da atividade de administrar

Dias atrás me deparei com uma notícia que me proporcionou um misto de felicidade e preocupação: O curso de Administração é um dos mais procurados no país. Fiquei muito feliz por ser Administrador, e ver que a profissão que escolhi está realmente em alta. E preocupado por refletir sobre um detalhe: Será que realmente Administramos nossas vidas e negócios?

Independente do grau de instrução de cada cidadão, a Administração é realmente importante. Administramos tudo em nossa vida: O nosso negócio, para quem é empresário; A nossa profissão, para quem é trabalhador; O nosso namoro; O nosso casamento; Os nossos filhos e a nossa casa; A nossa carreira; os nossos laços de amizade. Enfim, tudo é passível da Atividade de administrar.

Utilizando um conceito simples, Administrar é coordenar, controlar, planejar e dirigir. Será que coordenamos nossas ações em prol de um objetivo? Será que controlamos tudo que fazemos? Será que as nossas ações tomam uma direção ideal? Será que planejamos (pensamos antes de agir) tudo o que fazemos?

Podemos utilizar o método FOFA em nosso cotidiano: Refletirmos sobre as nossas Fraquezas e as nossas Fortalezas, além de pensarmos nas Oportunidades e Ameaças no âmbito externo.

Poderíamos criar sessões de Brainstorming(tempestade de idéias) nas reuniões de família; Poderíamos nos utilizar da pirâmide de Maslow, para motivarmos os nossos entes queridos; Utilizaríamos as ferramentas da qualidade, como o Ciclo PDCA, ou o diagrama de Pareto, para as nossas rotinas diárias; Seria interessante utilizarmos um questionário de clima organizacional, para ver a quantas anda o envolvimento e o ambiente dentro de nossa família; e muito mais.

O ato de administrar está presente em todas as profissões, sem exceção: Médicos deveriam ser bons administradores; Engenheiros deveriam ser bons administradores; Políticos deveriam ser bons Administradores; Enfim, a arte de Administrar deveria estar presente em todos os lugares. Todos os cursos mencionados acima, seriam passíveis de ter matérias do universo da Administração, como Recursos humanos, por exemplo….

Fica um alerta para refletirmos: Se as nossas vidas pertencem 100% a nós mesmos, por que não podemos, a partir de agora, pensar em planejar, controlar, coordenar e dirigir os nossos rumos, sempre em prol de um futuro melhor? Podemos e devemos fazer isso, para que saibamos exatamente o que esperar do nosso futuro. Lembre-se: Pensamentos bons produzem frutos bons: Pensamentos ruins produzem frutos idem.

Em tempo: Nas próximas eleições, Será que, dentre as opções, teremos um candidato que realmente Administrará nosso país? Será que nossa geração ainda terá esse prazer?

PENSE NISSO!!!

$UCE$$O!!!


Fonte: Artigos Administradores / Administre primeiramente a sua vida. Em muitas situações, isso é o que realmente importa

Os comentários estão fechados.