Alguns insights sobre inovação

Alguns insights sobre inovação

Não inove por inovar

Já postei no meu blog mas vou postar aqui para vocês também alguns insights sobre Inovação com base em um Fórum que participei!

Não Inove por Inovar…

– Inovação precisa estar na Estratégia da Empresa (Missão, Visão, Valores).

– Inovação precisa ter Metodologia (Design Thinking, Agile, Lean…);

– Inovação precisa ter Meta, a meta precisa ser mensurável, precisa ter Pipeline, e fazer parte do Negócio Core da Empresa.

– Em Inovação os processos organizacionais são ferramentas, mas não podem ser usados como barreiras, se fizer sentido devem ser deixados de lado momentaneamente.

– A área de Inovação precisar ser uma Startup interna, com metodologias disruptivas.

– Pense fora da caixa, mas dentro do caixa$$.

– Inovação é tentativa e erro, é co-criação, precisa ter processo de captura de ideias, precisa fazer benchmark.

– Quem não faz experimentos, não Inova.

– Inovação precisa ter Meta Top down, e Meta Value up.

– No processo de definição de Objetivos e Metas de Inovação é necessário aplicar bons filtros no tamanho da oportunidade, encontrar o Fair Share, e a real efetividade da Inovação.

– Quer Inovar? Então você precisa ter capacitação na Organização, Publicações periódicas, criar um processo educacional sobre o tema. 

Inovação em conectividade e Mobilidade…

– Necessário mapear as mudanças de comportamento dos consumidores, diversificar e segmentar.

– Inovação Mobile precisa gerar valor, necessitam serem soluções consultivas.

– Inovações tecnológicas hoje, precisam pensar em AnalyticsIn Cloud, Nanotecnologia, eficiência no custo marginal, conectividade, interatividade, interoperabilidade.

– Segurança precisar estar cada vez menos no Software, cada vez mais no Hardware, tendência de mercado.

Inovação em Diversificação de Mercados e Segmentação…

– Diversificação de Mercado e segmentos precisar aproveitar os conhecimentos, tecnologias e processos dos produtos e serviços já existentes.

– Inovação em Mercado precisa pensar numa venda consultiva, que gera mais inovação.

– Inovação em Mercado precisa gerar valor, antes de gerar retorno.

– Inovação pode ser para: Sobreviver, atrair, ou rentabilizar.

– Inovação em Modelos de Negócios, mudar de Push para Pull (Pare de oferecer suas ofertas, e façam com que seus clientes venham até elas);

– Turn Around or Cross the street, Inovação que requer mudanças radicais.

– Exemplo de Meta de uma Empresa X: 35% do faturamento do negócio no ano devem ser originados dos produtos e serviços que não existiam há 05 anos.

– Aumente os valores percebidos pelo cliente dos seus produtos, reveja seu posicionamento periodicamente, e preste atenção nos mercados predecessores e substitutos.

– Engajamento do cliente na Inovação passa pelo processo de entendimento de qual o papel daquele cliente para a organização, âncora, “capilarizador”,…

Espero que tenham gostado!

Publicado originalmente em https://leituradinamicadenegocios.wordpress.com/tag/meta-de-inovacao/


Fonte: Artigos Administradores / Alguns insights sobre inovação

Os comentários estão fechados.