Antes de tudo, melhor analisar

Antes de tudo, melhor analisar

Viver pelo ideal é viver e replanejar pelo sonho e jamais pelo ego.

O que posso escrever sobre a cegueira, não seria apenas a falta de visão, mas a capacidade do ser humano conviver por tanto tempo diante uma realidade que por estar imerso no seu contexto egoísta vive uma barganha empresarial sem a noção exata de própria realidade. 

Estava conversando sobre algumas situações que aparentemente tão obvias ao chegar em uma empresa, mas pela rotina e aparentemente forma organizacional as pessoas jamais seriam capazes de dimensionar o que ali estava errado. Ou melhor estava acontecendo.

Após varias analises, pude aprender muito sobre pessoas e processos. Segue algumas anotações:

  1. PROCESSOS – processos aqui no contexto de organizar o que podemos medir para otimizar o financeiro.

1.1          Para conseguirmos êxito em qualquer empreendimento é necessário saber definir o que se deve ser medido, este é um ponto que arisco a dizer que é o maior complicador dentro de uma empresa. Muitos empresários não conseguem apontar o que realmente eles querem de seus negócios, alguns querem dinheiro e faz essa busca ser seu maior objetivo. Dica Nº01 Dinheiro é consequência não causa

 1.2        Segundo o que ser quer medir, é importantíssimo ainda mensurar o que se pode medir. Nem tudo é necessários para tomada de decisão, para este ponto digo que é preciso focar na essência do empreendimento. Medir o que te aproxime da perfeição, que que você sonha e principalmente que seus cliente sintam essa essência. Este ponto só se concretiza com a analise de coletar dados. Fator essencial a este ponto é a dedicação de exclusividade e tempo saber o que – o quem – o como – o quando

1.3          Compreender como se processa as informações de entradas e saídas de valores são dados CRÍTICOS a sobrevivência de qualquer empresa. Importante entender que nem tudo que se é apurado é do dono da empresa, mas sim da empresa. Apurado não é lucro!! Quem já não ouviu essa frase? E realmente apurando não é lucro e não é para apenas pagar algumas continhas. É preciso ser inteligente para lidar com dinheiro, é preciso ser audacioso e jamais se refém do que ele pode lhes oferecer.

Nessa analise de recursos financeiros todos detalhes tudo é importante, apresentar e usar informações para então tomar as devidas decisões.

 PESSOAS   –  Quando não sabemos o que queremos todo vento ajuda. Mas fato é que todo vento pode nos atrapalhar e muito. Toda equipe precisa saber sobre identidade e visão e estratégia da empresa. Aqui alguns erros que podem levar qualquer empresa ao fracasso.

 2.1 O maior erro de um gestor é não saber o que quer. A falta de estratégia e definição de seus objetivos são elementos essenciais ao seu fracasso. Por não compreender o significado do estrago dessas dois pontos o gestor perde o senso de urgências e do que seja prioridades.

 2.2 Pela estratégia o gestor pode fazer mudanças de cargos e funcionários constantemente, e optando pela transferência de conhecimento formar um grande time para seguir sua estratégia evitando informação trucada sem fonte segura de forma simplificada conseguindo vários benefícios claros e concretos pelo que você quer alcançar.

Esse simples entendimento de compreender o perfil do funcionário nos desempenhos de suas funções é um forte aliado à resistência a mudança, incerteza e negatividade por parte do colaborador. Isso deve ser gerado e associado a cultura organizacional e departamental da empresa.

E o que fazer para superar esses desafios que é uma constante na vida de qualquer empresa?

Primeiro é preciso entender que não podemos usar esses desafios isoladamente. É necessário que seja considerado algumas dicas:

  1. Considerar a cultura da empresa, mesmo que ela não a identifica, sua história é sua fonte de possibilidades.
  2. Tenha sempre fatos, analisar cada resultado é dedicar ao caminho da excelência. Apresentar relatórios não é apresentar só bons resultados, o melhor é o objetivo de melhoria sempre.
  3. Tenha definições claras, saber impor o que quer com maestria e harmonia das ações que levem ao objetivo desejado.
  4. Recriar planos de estratégia pelos desafios e não pelo ego.

 E vamos fazer gestão pela essência da palavra. Temos tudo pra empreender com sucesso!!


Fonte: Artigos Administradores / Antes de tudo, melhor analisar

Os comentários estão fechados.