Aposentada abre portas de casa para ensinar adultos a ler e escrever de graça

Aposentada abre portas de casa para ensinar adultos a ler e escrever de graça

“O dinheiro não tem muito valor quando o assunto é educação”, afirmou a professora Eunir Alves

Quem chegar ao portão da casa de Eunir Alves Moreira de Faria, na cidade de Patos de Minas, em Minas Gerais, vai encontrar um cartaz onde se lê: “Ensino grátis. Ler e escrever. Adulto”. Com 77 anos, a professora aposentada dedica horas de seu dia ensinando outras pessoas a ler e escrever, sem cobrar nada por isso.

Em entrevista ao G1, a professora Eunir explica o que a levou a tomar a iniciativa em uma simples frase: “sinto a necessidade de ver pessoas lendo e escrevendo”. A professora, que lecionou em sala de aula durante 25 anos, mantém duas mesas e dez cadeiras na varanda de sua casa e pretende oferecer aulas gratuitas em todos os turnos, inclusive no noturno, para atender aos que trabalham.

Em pouco mais de uma semana desde que começou a oferecer as aulas, todas as vagas foram preenchidas. Ela relembra que uma das primeiras ligações a receber foi de uma mulher que chorava ao telefone e dizia que, finalmente, poderia ler e escrever. “Isso me emocionou e me fez ter a certeza que o dinheiro não tem muito valor quando o assunto é educação. Proporcionar uma vida diferente ao outro, isso sim não tem preço”, disse.

O método utilizado para a alfabetização dos adultos foi desenvolvido por ela mesma. Os alunos recebem três volumes de uma cartilha ilustrada e só precisam arcar com os custos do material escolar próprio — como caderna, lápis e borracha. Segundo Eunir, em aproximadamente seis meses o aluno consegue se desenvolver na leitura e escrita.

Além de se sentir melhor como pessoa e fazer aquilo que gosta, a aposentada vê seus alunos como uma companhia, já que mora sozinha. Ela espera incentivar outras professoras e professores a terem a mesma atitude. “O mal espalha muito fácil, mas o bem nem sempre. É necessário sacrificarmos um pouco para ajudar o outro. Isso é ser humano e eu desejo sim ser um exemplo já que o Governo não dá a atenção que a educação merece”, destacou.


Fonte: Notícias Administradores / Aposentada abre portas de casa para ensinar adultos a ler e escrever de graça

Os comentários estão fechados.