Aprenda com o "The Voice Kids"

Aprenda com o “The Voice Kids”

O que o programa The Voice Kids pode ensiná-lo sobre carreira?

Olá, tudo bem?

Como você está aqui, imagino que assistiu à final do The Voice Kids, certo?

Qual é o segredo dos três finalistas? Você reparou que eles demonstraram extroversão e muita confiança?

Quer dizer então que ser extrovertido é importante para o sucesso?

Depende. Segundo Brian Little, eleito por três anos como o melhor professor de Harvard, os “ambivertidos” (meio termo) é que são os mais bem sucedidos na carreira, pois eles conseguem ser extrovertidos e introvertidos quando necessário.

O interessante é que o professor Little é muito introvertido, mas conseguiu se desenvolver e fazer papel de extrovertido em sala de aula, o que foi necessário para ser considerado melhor professor de Harvard.

Segundo o Nobel Daniel Kahneman, os extrovertidos podem se dar melhor nas empresas, porque aceitam mais riscos, e isso é bem visto no mundo corporativo.

Já Susan Cain diz que nossa sociedade dá preferência aos extrovertidos e, por conta disso, eles são mais bem sucedidos. Ela é autora do livro “O Poder dos Quietos – Como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar”.

Os extrovertidos atingem o sucesso com mais facilidade, por demonstrarem mais confiança e atitude. Além disso, eles tendem a ser mais ambiciosos.

Mas isso não significa que os introvertidos não podem chegar lá também. Dois dos maiores empresários do mundo, Warren Buffett e Bill Gates, por exemplo, são introvertidos. Assim como o ex-jogador de basquete Michael Jordan é um exemplo no esporte e Albert Einstein é um exemplo nas ciências.

Outros exemplos de pessoas que são introvertidas mas que precisaram (e conseguiram) superar suas características naturais: Johnny Depp e Angelina Jolie, dois atores de grande sucesso e que precisam adotar uma postura extrovertida na frente das câmeras.

Com isso nós percebemos que um introvertido pode aprender a ser extrovertido, se for necessário. Por outro lado, dificilmente um extrovertido vai conseguir ter o foco e concentração de um introvertido.

E como você deve ser?

Você é introvertido mas quer seguir uma carreira onde você precisa ser extrovertido? A boa notícia é que você pode se desenvolver e atingir esse objetivo.

É o exemplo do professor Little e dos atores. E é o meu exemplo também, já que sou tímido e introvertido e precisei aprender como falar em público para atingir meus objetivos de carreira.

Se você quer seguir outras carreiras onde você não precisa ser extrovertido, será mais fácil e você terá grandes resultados com menos esforço. Introvertidos podem se sair bem em atividades que requerem atenção e foco, por exemplo.

Concluindo, seja aquilo que você deseja ser! Não deixe as outras pessoas guiarem seus sonhos.

E as crianças, como devem ser tratadas nesse caso? Veja no vídeo abaixo:

Lá você também poderá conferir como o professor Little é quando está dando aula.

Abraços,

Alcides Maciel


Fonte: Artigos Administradores / Aprenda com o “The Voice Kids”

Os comentários estão fechados.