Aprenda como sair da crise e multiplicar resultados hoje

Aprenda como sair da crise e multiplicar resultados hoje

Em poucos passos aprenda como diagnosticar uma empresa. Tratar a dor e dar o remédio certo para transformar o negócio. Tudo com base numa atitude correta para enfrentar os problemas e trazer soluções.

A crise bate à porta de muitas empresas, independente de segmento, porte, tipo de produto ou região. E o pior que ela pode causar é uma paralisia na sua empresa

 No cenário atual você tem duas alternativas, sentar e chorar porque a crise veio com força e não vai parar tão cedo ou fazer alguma coisa para enfrentar a crise e colher resultados.

Quero em quatro passos te orientar sobre o que se deve fazer para romper com a crise:

O primeiro passo é uma análise interna da empresa, ou seja, onde temos tido “vazamentos”, onde perdemos dinheiro, quais são nossos pontos fracos, quais são as pessoas que estão deixando a desejar, quais clientes tem saído da minha carteira comercial etc. Fazer uma avaliação interna e externa é fundamental para se ter um diagnóstico claro da situação. Uma matriz s.w.o.t. ou um diagnóstico empresarial são bons instrumentos para isso.

O segundo passo é fazer um plano de ação com base nos problemas e oportunidades identificados. Quanto melhor for a ação, mais rápido virá a cura e a solução do problema.  Por exemplo, digamos que uma empresa tem poucos cadastros no seu banco de dados para visita. A ação imediata seria reforçar a prospecção, dando uma meta ao time de vendas de abertura de novos clientes.  Para te ajudar nessa missão utilize um plano de ação onde o que, quem, quando, como e quando deve ser muito bem definido.

O terceiro passo é a implementação, um momento doloroso, lento ou rápido nas empresas, dependo da cultura organizacional.  Sempre digo aos clientes que o sucesso de um projeto está na implementação. Ou seja, pôr a mão na massa e fazer acontecer. Para isso, mobilize seu time, desperte as pessoas, crie premiações, envolva as pessoas chave, tenha liderança. Faça reuniões semanais para compartilhar os resultados do projeto e com certeza os primeiros resultados acabarão vindo.

O quarto passo é monitorar e acompanhar os resultados. Sem essa rotina os projetos não vão até o fim.  Mensure cada ganho, cada entrega, cada etapa e tendo isso consolidado apresente à Diretoria e a todas as pessoas envolvidas. Isso traz um novo ânimo se houver ganhos ou alinhamento se as coisas não andaram como desejado.

Para encerrar, se quer sair da crise e realmente mudar resultados, você precisa ter a motivação correta para transformar sua empresa. A motivação é bem simples, queira aumentar a produtividade, as vendas, a lucratividade e o dinheiro no caixa. Isso é o combustível para colocar energia no seu time e todos juntos mudarem o cenário.

Esses passos podem ser aplicados a qualquer tamanho ou tipo de negócio. Basta você identificar a maior dor, tratar o problema e as soluções vão mudando o seu negócio. Tenha foco, não perca o alvo e as transformações serão maiores que os problemas. Tão somente faça acontecer.


Fonte: Artigos Administradores / Aprenda como sair da crise e multiplicar resultados hoje

Os comentários estão fechados.