As 3 melhores formas de acabar com suas dívidas

As 3 melhores formas de acabar com suas dívidas

O artigo mostra estatísticas da família brasileira em relação a dívidas pessoais e lista três formas comprovadas de eliminar essas dívidas

A maior parte da população brasileira está endividada, segundo estatísticas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): 54,15% das famílias entrevistadas declaram ter alguma dívida, a dívida média mensal é de R$5.426,59 e 20% das famílias tem alguma conta atrasada. Como anda sua vida financeira? Você está de qual lado dessas estatísticas?

Esse artigo não tem interesse em julgar os endividados, mas tentar entender esse cenário e se possível colaborar para amenizá-lo. Pare um pouco e reflita: Por que você acha que a maioria está endividada? Antes de sair criticando essa porção da população reflita com essas perguntas:

  • Nós fomos educados a usar bem nosso dinheiro?
  • As propagandas nas mídias não estão cada vez mais persuasivas?
  • Você conhece as melhores opções de créditos disponíveis para quem não consegue pagar dívidas?

Se você realmente parou alguns minutos para pensar, acredito que você mudou um pouco seus conceitos. Agora, se você está endividado nesse momento, pode ter certeza que não é apenas sua culpa, eu diria que o menos culpado aqui é você, porém se você não arregaçar as mangas e ir resolver ninguém fará isso no seu lugar.

Pensando nisso, vou tentar ao máximo te ajudar com apenas três passos:

  1. Faça um levantamento de tudo que deve, coloque no papel ou planilha eletrônica, e priorize o pagamento das dívidas que tiverem a taxa de juros mais alta.
  2. Separe apenas 30% do seu salário para pagar essas dívidas. Por que? Porque você tem outros compromissos que também precisam de dinheiro, como por exemplo, gastos com moradia e algumas pequenas recompensas.
  3. E para finalizar, procure as pessoas ou instituições que você deve e informe que você está disposto a pagar a dívida, porém não consegue quitar tudo de uma vez e pode dar tanto (os 30% já mencionado) por mês. Geralmente a pessoa aceita, é melhor receber um pouco do que nada, não é mesmo?

Caso tenha vergonha em realizar o terceiro passo, você pode buscar ajuda no Procon de sua cidade ou entrar em contato com eles pelo site. Além de te ajudar na negociação, o Procon pode dar sugestões das melhores opções de créditos que você tem disponível.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos, eles podem precisar de dicas como essa nesse momento. Não entendeu algo? Deixe um comentário que farei o possível para te ajudar. Obrigado por ler e pelos comentários.


Fonte: Artigos Administradores / As 3 melhores formas de acabar com suas dívidas

Os comentários estão fechados.