As estratégias de mercado aplicadas mediante a utilização de formas de ensino

As estratégias de mercado aplicadas mediante a utilização de formas de ensino

Soluções de mercado são apresentadas regularmente mediante algumas ferramentas que exigem conhecimento e habilidades encontradas em outras áreas também. Na Educação também podem ser encontrados vários instrumentos que podem ser utilizados no Marketing, como a Palestra e o E-Book, distribuídos gratuitamente ou não, de forma presencial, através de site ou pelo You Tube, inclusive.

1 – INTRODUÇÃO

 O Primeiro passo após a montagem do Mix de Marketing e seu lançamento em um Plano de Negócios, considerando o investimento, é montar a estratégia para a divulgação do produto, considerando a praça, propaganda e preço, inclusive. Esta fórmula vem sendo aprimorada ao longo do tempo, com a possibilidade de criarem livros, e-book, treinamentos on-line ou presenciais e palestras. Esta última inclusive tem sido utilizada também para a exposição das anteriores.

Desta forma, como estes processos podem auxiliar o empresário a enfrentar as novas necessidades do mercado consumidor, utilizando de um processo de divulgação relevante, desenvolvendo em uma economia sem possibilidades de crescimento, se tornando uma ação para resolver problemas de satisfação e criação de valor.

A pesquisa apresentada neste artigo justifica-se devido à necessidade prática de marketing que atinja diretamente ao consumidor, apresentando um relacionamento direto, mediante informações fundamentadas em bancos de dados, uma vez que este tipo de marketing permite a métrica adequada e uma avaliação do próprio do próprio cliente.

O Objetivo Geral desta pesquisa é o estudo de ferramentas utilizadas na educação que podem ser apresentadas como forma de apresentação e divulgação de produtos e serviços, construindo um relacionamento a longo prazo e garantindo a fidelização dos mesmos. Os relacionamentos diretos, apresentados também na educação, permitem ao administrador um melhor conhecimento do cliente e de suas necessidades, garantindo uma melhor construção do marketing voltado ao valor.

A Metodologia aplicada a este trabalho envolve uma ampla pesquisa bibliográfica junto a melhor doutrina sobre o assunto, sendo utilizadas diferentes algumas fontes de consulta, como livros, artigos e textos publicados na web.

2 – A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMO O E-BOOK E PALESTRAS NA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

O E-Book é um método de divulgação com custos de produção e lançamento baixos, este pode chegar a mão dos consumidores por um bom preço, ou mesmo gratuito, se tornando uma excelente forma de divulgação, sendo transmitido de forma eletrônica. Garantem a objetividade e parcialidade do processo, esta forma de divulgação também pode ser por si só, uma maneira de obter lucro com sua venda.

Também a Palestra, embora tenha uma carência de 68% de profissionais no mercado, segundo a necessidade dos empresários em geral, dificultando as conquistas de metas pelas empresas, baseando-se nesta ferramenta, mas é válido o sacrifício. As palavras do palestrante devem transmitir segurança, seriedade e que alimentem a necessidade do ouvinte. Explicar com detalhes, dando exemplos e motivando sempre é primordial.

Em ambos os casos, definir bem o tema, organizando os tópicos e utilize de ilustrações e figuras de maneira resumida porém de fácil entendimento. Provocar um viés, representando alguma tendência pode ser útil, porém o palestrante precisa ao mesmo tempo respeitar a liberdade de quem está discorrendo e mostrar discernimento intrínseco sobre o assunto, o que pode vir a ser bem complexo.

Inerente ao assunto deve estar justamente o respectivo produto, demonstrando suas características marcantes, planejando ações marcantes, sendo social, de forma que possa ampliar seu networking. A aplicação do e-mail marketing sempre é interessante. Uma lista pedindo o nome e e-mail para envio de e-book, nas palestras e redes sociais pode ser interessante. Ambos devem ter um verdadeiro relacionamento interpessoal, envolvendo necessidades diversas, mas com o objetivo de estabelecer um contato entre produto e cliente.

O Counseling, processo de interação entre profissional e cliente com a finalidade de aconselhamento, embora partindo do fato que todos possuem a solução dentro de si para todos os problemas, embora que assim te torna mais simples o mesmo reconhecer quais são suas necessidades, uma vez que o próprio conselheiro tem como objetivo clarear opções pré-determinadas, que levaria no caso ao próprio produto e sua possível aquisição.

Assim o profissional de marketing direto deve possuir know-how suficiente sobre as técnicas de apresentação e ao respeito do produto, facilitando o reconhecimento das necessidades existentes e até mesmo as criadas durante o desenvolvimento da palestra, ou a leitura do e-book. Também este necessita conhecer o know-why, que significa “saber porquê”. Esta expressão remete ao conhecimento de diversas situações que são essenciais, estudo o próprio cliente para que conhecendo suas aptidões possa desenvolver o produto específico de acordo. Ajuda também a selecionar toda a vertente tecnológica, como máquinas, sistemas de informática, controle, e até mesmo formas de financiamentos e cobrança. Em outras situações ou formas de pesquisa pode levar anos para se chegar a um resultado positivo.

Pode-se utilizar o workflow, sequência de passos para necessários para automatizar processos, para definir a objetividade da Palestra, assim como o E-Book, definindo previamente um conjunto de procedimentos, representando assim um conjunto de regras de controle de dados e utilização de tecnologias diversas, envolvendo métodos e técnicas.

O Conjunto dos melhores métodos, definindo a metodologia em si, garantindo um verdadeiro ensino-aprendizagem, deve ser inserido gradualmente no processo, de forma essencialmente didática. Um trabalho árduo se espera, obviamente, porém os resultados são mensuráveis, observado gradualmente. Contudo a métrica deve ser considerada, observando lead qualificados, número de comentários e o Net Promoter Score, métrica realmente útil, sendo definida como a quantidade de recomendações às outras pessoas, garantindo o próprio crescimento do processo e dos resultados, como aumentos das vendas e fidelização do cliente, além da abertura do mercado, com inserção de novos clientes.

3 – CONCLUSÃO

Imaginando a situação como duas formas de marketing diferentes são utilizadas em processos idênticos, comparados lado a lado, não deixando de lado o fato que o fator financeiro é muito importante também, daí o fato de que são utilizados demonstrativos financeiros na métrica conforme o marketing utilizado pela empresa, sendo que diversas formas de métricas também são utilizadas, como o Breakevens de marketing, que permite saber quantos pedidos são necessários e se foi atingida a meta, e as Etapas do Funil, que determina a porcentagem de resposta do cliente e o custo do processo por cliente, desde o contato até a finalização da venda.

O Marketing direto é hoje é uma excelente ferramenta para a sobrevivência do mercado em tempos de crise econômica, com instituições financeiras lutando para sobreviver, uma vez que no mercado nacional a cultura do está cada vez mais reduzida. Desta maneira as estratégias têm se voltado cada vez mais para o marketing direto, com soluções simples mas que vem dimensionando a eficácia do próprio modelo de marketing.

Conveniente aqui salientar a preocupação não só do fornecedor, mas do próprio cliente em comprar corretamente, com preço e qualidades adequados, segundo sua própria necessidade, de forma que o próprio administrador necessite de uma boa gestão de diagnóstico para continuar encontrando soluções adequadas em um mercado inovador, antecipando-se ao futuro, baseando-se inclusive nos dados adquiridos durante a exploração da palestra ou do e-book, transformando-se em forma de planejamento relacionado ao nível de mercado em observação.

Sempre é oportuno lembrar que, embora o marketing viva a própria inovação, traduzindo-se como vantagem competitiva, não devendo assim perder a simplicidade sem que venha a submergir a possibilidade de desenvolvimento de ações focadas nos clientes, tanto preferenciais como potenciais.


Fonte: Artigos Administradores / As estratégias de mercado aplicadas mediante a utilização de formas de ensino

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