As influências de Taylor

As influências de Taylor

Falar um pouco a respeito da administração cientifica de Frederick Taylor relacionando com o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, com o documentario do History Channel Gigantes da Industria e os tempos atuais

Frederick Taylor é considerado o pai da administração. Utilizando as ideias propostas por Taylor as empresas aumentaram suas produções, os empregados recebiam mais e os preços dos produtos reduziam o valor.

Não podemos falar de administração sem citar o filme de Tempos Modernos de Charles Chaplin que faz em diversas cenas nos remetem aos princípios básicos da Administração Cientifica de Taylor e as consequências dessas ideologias aplicadas na época.

Em uma das cenas que podemos relacionar é do trabalhador entrando cedo e saindo no final do dia, associando ao pensamento de Taylor do máximo aproveitamento da mão de obra. Uma das consequências no filme o ator Chaplin faz o papel de um trabalhador numa linha de montagem que faz o dia inteiro somente uma única função decorrendo do serviço repetitivo ele acaba sofrendo com estresse fazendo um critica as ideias de Taylor que trata o homem como uma maquina.

Podemos associar também a essas teorias ao documentário do canal History Channel capitulo 4, sobre o Andrew Carnegie considerado o Rei do Aço foi o pioneiro no seu ramo iniciando a produção de massa de aço só que para alcançar esse posto precisou aumentar as jornadas de trabalho e diminuir o valor gasto com mão de obra para aumentar a lucratividade da empresa. É correto afirmar também que as ideias de Taylor foram distorcidas, pois ele pregava a valorização do salario o que não ocorreu devido à maximização dos lucros. Não se aplicam também as condições de trabalho que influencia diretamente na produtividade, eficiência na produção sem implicar no esforço extra dos funcionários, devido às condições deploráveis que os trabalhadores eram submetidos resultou em greves e o surgimento dos sindicatos para brigar pelos direitos dos trabalhadores a uma melhor qualidade de trabalho.

Outro exemplo que teve a influencia de Taylor foi Hery Ford na indústria automobilística que seguiu os princípios de padronização e simplificação da Administração Cientifica. Suas principais ações foram à valorização do trabalhador aumentando os salários, reduzindo a jornada de trabalho e pagando participação nos lucros. Com isso acabou reduzindo os custos com treinamentos e aumentando sua mão de obra qualificada e fazendo com que sua produção batesse todos os recordes.

O que não podemos deixar de falar é na ausência a dimensão humana das organizações, ignorando que o trabalhador é um ser humano e social. Atualmente as empresas se desenvolveram nesse tema, buscando valorizar o seu funcionário com treinamentos e na constante humanização das relações, cuidando da saúde de seu empregado e em contra partida os funcionários também buscam condições melhores para trabalhar, por exemplo, um ambiente de trabalho saudável.

As ideias de Taylor são utilizadas até hoje como a redução de custos atualmente conhecido como saving nas empresas, o desenho de cargos e tarefas que podemos associar com as nossas metas, os treinamentos aos funcionários e a seleção cientifica que está diretamente ligada com a aérea de Administração Pessoal das empresas.


Fonte: Artigos Administradores / As influências de Taylor

Os comentários estão fechados.