As inovações trazidas pelas tecnologias digitais

As inovações trazidas pelas tecnologias digitais

A revolução digital já provou o seu valor e quer conquistar, principalmente, setores até então negligenciados.

A decadência dos tradicionais modelos de bancos comerciais vai ao encontro do declínio dos modelos tradicionais de serviços de empresas dos setores de telecomunicações e da indústria fonográfica. Esses setores sempre conseguiram manter uma espécie de monopólio sobre produtos e serviços essenciais, como direitos de reprodução exclusivos, formatos rígidos de contas, serviços obsoletos e modelos de investimentos ultrapassados. O mecanismo principal desses modelos de negócios se evidencia através de vendas “casadas”, taxas diversas sobre uma “cesta” de serviços desnecessários, além de excesso de formalidades, uma série de restrições, sem falar na imensa papelada à preencher. Muitos deveres e poucos direitos.

Com o avanço das tecnologias disruptivas, graças ao movimento colaborativo trazido pela filosofia do software livre e da internet entre as décadas de 1980 e 1990, os mercados foram transformados. Novos tipos de negócios foram surgindo e novas abordagens frente ao usual modelo de desenvolvimento foram adotadas. Ao mesmo tempo, a mesma tecnologia que veio para trazer mais segurança e garantias à tais empresas tradicionais, também veio para ofertar novas possibilidades de modelos de negócios totalmente inovativos.

Essa tecnologia que veio para criar e quebrar paradigmas, também veio para criar novos negócios e para “quebrar” outros tantos que se mostram intolerantes às mudanças dos mercados. Melhor ainda, uma mudança que se originou da sociedade comum. E foram essas pressões sociais que desencadearam uma série de ondas de mudanças que fizeram uma verdadeira revolução nesses setores mercadológicos. Entre tantos produtos e serviços e tantas novas empresas que se desenvolveram, podemos destacar àquelas ligadas ao mercado de serviços tecnológicos.

O primeiro exemplo de paradigma direcionado à indústria fonográfica certamente foi o surgimento do Napster® em 1999. Ele literalmente acabou com o monopólio exercido pelas grandes organizações fonográficas que viram suas vendas físicas e seus lucros despencarem tangencialmente. Como precursor da “música digital”, o Napster® provou haver outras possibilidades de inovação e incentivou outras empresas a seguirem o mesmo caminho. Embora, hoje, o uso desta plataforma de streaming seja paga, ela já foi um software P2P gratuito.

O segundo exemplo relativo às telecomunicações pode ser dividido entre o surgimento do ICQ (1996), da Netflix (1997) e do Whatsapp (2009). Três serviços que transformaram a forma como nos comunicamos e nos entretemos. Um verdadeiro tsunami que pegou de surpresa a maioria das empresas ligadas ao setor de telecomunicações, acabando por exigir muito mais do que a simples adaptação. Foi um alerta para a necessidade latente de inovações, fazendo com que muitas empresas tradicionais nesse ramo de negócio repensassem suas abordagens de atuação frente ao mercado dinâmico que se apresenta.

O terceiro exemplo de inovação diz respeito a serviços e produtos bancários. Um setor muito consolidado e extremamente fechado. O Nubank (2014) surge para revolucionar a maneira como se dá a gestão de serviços bancários, com base na utilização exclusiva de TICs para acesso aos serviços. Primeiramente, seu foco está na emissão e gestão de cartões de crédito de bandeira Mastercard®. Futuramente, há a possibilidade de trabalharem, também, com depósitos. Sua gestão totalmente alinhada às necessidades reais de cada cliente traz a diferença e a inovação, além da fidelização necessárias neste tipo de negócio. Alguém já parou para calcular o quanto paga de taxas anuais nestes serviços? Pois é, o Nubank não cobra nada!

Evidentemente que podemos citar vários outros exemplos em que a inovação trazida pelas tecnologias digitais causa modificações na forma como vivemos e consumimos em sociedade. Uber, Waze, Intermedium, PayPal, Bitcoin, OLX, Airbnb etc, são apenas alguns dos exemplos sobre a revolução trazida pelas inovações. 


Fonte: Artigos Administradores / As inovações trazidas pelas tecnologias digitais

Os comentários estão fechados.