As três etapas da ação

As três etapas da ação

A partir de uma análise reflexiva, acredita-se chegar em um conceito para a ação, dividi-la em três etapas e usá-la de base para o assunto indagado.

Quero trazer aqui uma reflexão. Ao estudar a realidade, começamos por verdades absolutas. Buscando um padrão para a solução de perguntas do tipo: Por que eu quero um emprego? Ou um diploma? Quando me comprometo estudar por meio de um sistema, com indicações de livros, provas cronológicas e uma nota. Qual seria o meu destino? Estaria eu harmonizado a ser um bom aluno, via essas métricas? É aqui então que as ideias surgem.

Metas foram traçadas para serem atingidas, mas meu ponto de vista pode ser diferente do seu, aliás, pode ser diferente a cada dez minutos que se passam, pois e se alguém me convencer que há outro caminho? Ou outro caminho? E outro caminho? O fato deve convergir para o senso comum. Resignamos a ação então por meio de três etapas: como um questionamento, após uma tentativa e com isso um resultado. 

Suponha que alguém passou por esses três processos e os divulgou positivamente. Por causa do bom senso vou também querer realizar os mesmos passos, pois sei que funcionaram. Agora imaginemos que dezenas de pessoas sigam os mesmos passos, a ação então se torna um padrão. Contudo, um outro alguém ao ser confrontado com o mesmo problema do alguém anterior, resolveu observar a ação tomada, se questionou, e teve uma outra ideia para chegar ao ponto final. Após a tentativa alcançou o resultado esperado, fora do padrão, mas cruzou a linha de chegada.

Constatamos aqui então que o fato está consumado para a sua maioria, mas também que o fato, e simplesmente o fato, não muda devido a influência do trajeto, padrão ou não padrão, o fato continua sendo um fato. Fica então a indagação: Podemos chegar ao nosso objetivo final sem um diploma ou uma profissão padrão? Fugir dessa regra e quebrar paradigmas como estes são difíceis! Mas ao analisar o fato como simplesmente um fato, devemos então tomar nossa ação e aproveitar a jornada.


Fonte: Artigos Administradores / As três etapas da ação

Os comentários estão fechados.