Atendimento ao cliente para fugir da crise

Atendimento ao cliente para fugir da crise

Saiba atender seus clientes de forma satisfatória durante tempos de crise, criando um relacionamento duradouro e fértil para novos negócios

Durante tempos de crise, política incerta e recessão, uma das primeiras atitudes das empresas é um programa de redução de custos. Redução de custos poderia ser traduzida em corte de funcionários, buscar fornecedores mais baratos, terceirização de atividades, entre outras alternativas, visando a sobrevivência da empresa em momentos cruciais.

Diante de tal situação, é de vital importância sabermos fidelizar nosso cliente através de um relacionamento interpessoal. 

Ao atendermos um cliente, devemos olhar além de simplesmente enxerga-lo como um negócio, ou uma empresa: é importante tratar nosso cliente como um ser humano que tem sonhos, projetos, expectativas, emoções e necessidades, criando um vínculo de parceria.  Mostrar ao cliente que identificamos o problema dele e que estamos dispostos a ajuda-lo, pois somos parceiros. Fornecer um atendimento caloroso, cordial, atencioso, dando ouvidos ao problema que ele enfrenta e as expectativas dele, saber interagir, conversar sobre os mais diversos assuntos é uma prioridade para as equipes de vendas e marketing.

Flexibilidade, cuidado, bons modos, transparência, bom humor, confiança, respeito, credibilidade são valores fundamentais. Seja cuidadoso: cada cliente carrega seus próprios valores políticos, culturais, sociais ou religiosos. Devemos ter cuidado para não abordar certos assuntos delicados durante uma conversa para “quebrar o gelo’’ ou descontrair, assim evitando qualquer constrangimento.

Cada cliente é diferente: Atender o cliente 1 será diferente de atender ao cliente 2, portanto o atendimento sempre será personalizado: é importante saber se moldar a atender diferentes perfis. Você é o porta-voz da empresa: um profissional de vendas que se mostra atencioso, simpático, deixa o cliente confortável para falar e negociar. Ouça e saiba mostrar que você está realmente interessado. Mostre que você quer fazer parte da evolução dele e que está-la para ajuda-lo a resolver seus problemas e satisfazer suas necessidades. Estabeleça as metas do cliente como suas prioridades.

Um bom relacionamento com o cliente, criado à longo prazo, será perpetuado, mesmo em momentos de dificuldades, como a crise financeira. É ideal ofertar a este cliente, soluções e produtos que otimizem seu trabalho, fazendo uma diferença positiva, colaborando de fato com os processos da empresa.

Enfrentando a crise, muitas empresas não possuem budget aprovados para novos investimentos, mas isso não significa que elas não irão investir mais. O atendimento é o portão principal para novos negócios. É o atendimento que fará sua empresa se destacar diante da concorrência. Portanto, é importante deixarmos nosso nome, gravar nossa marca através do bom relacionamento com nossos clientes, suspects e prospects, pois fará toda a diferença quando ele decidir investir. Seja durante uma ligação ativa ou receptiva, ou seja uma empresa da base de clientes ou de um novo prospect: o bom atendimento é o primeiro passo para a excelência do negócio.


Fonte: Artigos Administradores / Atendimento ao cliente para fugir da crise

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