Boas oportunidades em momentos de crise

Boas oportunidades em momentos de crise

É exatamente no momento de crise que podemos lapidar grandes oportunidades no mercado

Todos nós sabemos que o momento é de muita cautela, principalmente quando falamos de buscarmos uma nova recolocação no mercado de trabalho, certo?

Sim, porém é neste momento que podemos trabalhar de forma mais específica, lapidando boas oportunidades de trabalho. Em uma pesquisa que faço diariamente entre 4 a 5 profissionais nos últimos 3 meses, que buscam recolocação, escuto que muitas empresas estão passando por reestruturações. Outrossim, estão sendo compradas por grandes empresas, assim abrindo um leque de oportunidades.

Quando falamos de uma aquisição, uma fusão, ou uma reestruturação, sabemos que mesmo que haja demissões em massa, existem as contratações também. O que vejo das empresas é demitir de uma forma “estratégica”, profissionais que denominamos de “prata da casa”, os que possuem uma remuneração elevada (que está de acordo com suas atribuições e funções com sua carreira ascendente dentro dela, claro). Mas com isso, as empresas também estão contratando.

Aquele profissional que estava em média ganhando seus 16k á 33k/mês está sendo desligado, e as empresas estão contratando dois ou até mesmo quatro profissionais para assumir estas responsabilidades com o salário compatível com a sua função, além de todos os benefícios que uma grande e multinacional proporcionam.

Com isso, o mercado sim está se movimentando, mas de uma forma mais analítica.
Sabemos que para cada área de atuação existe um profissional especializado, muitos procuram os meios mais funcionais, cadastrar seu currículo em sites mantenedores de oportunidades, ou enviam o seu currículo por e-mail, que não está errado, pois conforme mencionei está é a maneira mais prática. Porém temos também que analisar custo x benefício x assertividade. Hoje temos meios os quais conseguimos identificar o número de profissionais cadastrados/vaga, pois demanda é grande.

Hoje precisamos administrar melhor nosso tempo, temos que saber exatamente onde queremos chegar, quais as estratégias devemos usar na busca de uma nova recolocação, ou até mesmo uma colocação. Temos que nos diferenciar entre os demais, termos a chance de ficarmos de frente ao contratante, e apresentar de forma clara e objetiva que o perfil que você possuí é exatamente o que a empresa está buscando.

E para que os profissionais possam tomar as melhores decisões é importante lembrar que nada melhor do que contratar um profissional especializado em fazer está busca, assim tendo maior assertividade, não trocando o “certo pelo duvidoso”. Por isso, os Consultores de Carreiras/Job Hunters vem a cada dia ganhando mais espaço neste mercado.

Os Consultores de Carreiras são contratados por pessoa física, onde desenvolvem um projeto específico para cada área de atuação e segmento, fazendo assim uma busca mais minuciosa e tendo maior assertividade. Pois não somente está focado no objetivo do profissional, mas no que de melhor o mercado pode lhe proporcionar. Desenvolvendo um estudo sobre visão, missão e valores das empresas para que ele possa construir uma carreira dentro da organização, bem como, fazendo o profissional de auto avaliar e entender melhor como está sua empregabilidade.

Em média 90% dos profissionais que buscam uma nova colocação/recolocação, buscam três principais fatores: Novos Desafios, Qualidade de Vida x Valorização. Salário sempre será consequência, de unirmos todos estes objetivos um está ligado ao outro, claro, mas tendo a oportunidade de mostrar que seu perfil se adapta ao da empresa, as organizações poderão ter e reter grandes talentos.


Fonte: Artigos Administradores / Boas oportunidades em momentos de crise

Os comentários estão fechados.