Boas práticas de SEO: será que sua estratégia está atualizada?

Boas práticas de SEO: será que sua estratégia está atualizada?

Saiba como aprimorar a otimização do seu site

Falar de SEO é sempre um assunto polêmico, há quem diga que a estratégia não faz mais tanta diferença, a quem a defenda com unhas e dentes. A verdade é que SEO continua sim sendo não apenas importante, mas fundamental para um marketing digital eficiente.

A grande questão é que muitos não sabem realizar uma otimização de forma correta e o motivo disso é a falta de atualização. Sabe porquê? O Google tem mudado as regras e padrões cada vez com maior frequência e, infelizmente, essa atualizações à vezes demoram muito a chegar ao conhecimento das agências brasileiras.

E, sendo assim, um SEO antiguado realmente não gera resultados. Sua estratégia precisa estar adaptada as novas regras do Google e se manter em constante atualização, para continuar dando frutos, ou melhor, gerando visitantes e leads.

Por isso, vamos destacar quais foram as últimas atualizações e o que mudou, para que você saiba como aprimorar a otimização do seu site.

Novas regras de SEO de acordo com as últimas atualizações do Google

A atualização que mais gerou repercussão nos últimos meses foi em relação ao mobile. Com o grande aumento dos usuários em dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc), agora para um site ser bem posicionado pelo buscador ele precisa ter uma versão mobile ou ser responsivo, em outras palavras o site precisa possuir uma boa navegação e usabilidade também no mobile.

Mas essa mudança a maioria das pessoas sabe ou já ouviu falar, agora vamos as outras regras que mudaram. Antes, quando falávamos de conteúdo para SEO estávamos acostumados com textos com várias palavras-chave em negritos e com vários links, isso não gera mais resultados.

Agora, o conteúdo precisa ter qualidade, as palavras-chave ou termos de pesquisa não precisam mais estar em negrito e nem serem repetidos tantas vezes, pois os robôs do Google ficaram, digamos que ‘mais inteligentes’. Um texto otimizado atualmente, não pode citar a palavra-chave mais do que 5 vezes, o que é ótimo pois evita que o conteúdo fique repetitivo e redundante, como víamos antigamente.

Quanto aos links também há uma evolução, lembra os links exatos chamados também de links âncora, do tipo eu tenho uma página sobre marketing digital e coloco esse link exatamente sobre a palavra marketing digital? Então, esse tipo de link só pode ser utilizado uma vez em um texto, os demais links devem ser mais completos, serem colocados por exemplo em uma frase “como começar um planejamento eficiente de marketing digital”.

E a ideia é que os links direcionem para um outro conteúdo que dê continuidade ao que se estava lendo, que seja útil. Além disso, o Google agora estabeleceu que um texto de 1000 palavras deve ter no máximo 5 links, então se o seu texto possui 500, o ideal é que nele haja 2 ou 3 links apenas.

E o link building continua sim a ter valor para SEO, então vale apostar na troca de links com outros sites, desde que sejam sites de qualidade e que tenham conexão com o segmento da sua empresa. Uma boa maneira de fazer isso é o guest blogging.

Por fim, há uma outra mudança que vale ressaltar. Sabe a meta description das suas páginas? É preciso trabalhá-las melhor, nada de apenas colocar o H1 ou o título do texto que está naquela página, isso não trará mais bons resultados, o ideal é desenvolver 150 caracteres de texto que realmente resumam o que o usuário irá encontrar naquela página.

Quer um SEO que traga resultados? Lembre-se: foco no usuário!

Sabe o que todas essas mudanças tem em comum? O foco no usuário! Exatamente, o Google quer garantir que os resultados da busca orgânica tenham qualidade e respondam as necessidades dos usuários. Então o foco agora para SEO deve ser o usuário, que ele entre no seu site e encontre tudo que ele busca.

Por isso, se quer seu site posicionado na primeira página do Google e dos demais buscadores, pense no seu potencial cliente em primeiro lugar. É momento de se valorizar o UX (user experience), pois é essa é a grande tendência do futuro quando falamos também de otimização de sites.

 


Fonte: Artigos Administradores / Boas práticas de SEO: será que sua estratégia está atualizada?

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