Botão "não curtir" pode salvar o Facebook

Botão “não curtir” pode salvar o Facebook

Em meio ao mar de especulações sobre a nova ferramenta, vamos a uma simples análise prévia sobre o assunto

Parece um tanto exagerado, mas a opção de marcar uma publicação com um “não curtir” pode “salvar” o facebook. Acontece que muitos usuários disparam publicando tudo e qualquer coisa que lhe vem na teia e isso irrita muita gente. O problema é que se eu não gosto de uma publicação no máximo vou ignorá-la, já que não tenho a opção de manifestar minha opinião contraria ao post; por outro lado eu não preciso me preocupar muito com a opinião dos outros porque no máximo não serei curtido, já que poucos se dão ao trabalho de escrever um comentário reprovando minha publicação.

Com tudo isso algumas pessoas chegam a desativar suas contas para não conviver com algo sem noção na sua linha do tempo, e pra falar a verdade quem nunca viu algo do tipo, “se você ama sua mãe curte se não ama só olhe” ou aquelas fotos de pessoas agonizando com o dizer “deixe seu amém para esse guerreiro”. Aí pode se dizer: a conta é do cara, ele posta o que quiser, sim a conta é dele mais o nome já diz que é uma rede social então precisa-se ter o mínimo de sensatez ao postar algo na minha linha do tempo. Tudo bem ate aqui são apenas opiniões minhas. Então vamos a uma pequena analise da nova ferramenta da rede.

Primeiramente acho bem justo a opção “não curtir” uma vez que ela trará democracia para a rede social. Por enquanto eu só tenho a opção de curtir, se eu não gostar então que eu apenas olhe, ou se tiver com tempo escreva um comentário e provoque um debate com o dono da publicação. É algo parecido com a obrigatoriedade do voto na democracia; cadê a democracia se eu não posso nem escolher votar ou não? Da mesma sorte não há democracia se eu só tenho opção de curtir. Como diz a afirmação clássica: ninguém é obrigado a gostar de nada.

Sendo um pouco cômico, esse novo botão automaticamente ativará outro pouco usado na rede: o “desfazer amizade”. Marcou a minha publicação com o não curtir foi? Vou lá e desfaço a amizade, Simples assim! Dessa forma essa nova opção permitira que se aconteça uma seletiva naquela lista de amigos as vezes desconhecidos.

Ainda não foi divulgado com exatidão como esse novo botão será instalado, mas de antemão acredito que seria melhor se este preservasse a identidade das pessoas, isso aumentaria a possibilidade do seu uso. Deveria ser algo do tipo do You Tube que só mostra a quantidade de pessoas que gostou ou não gostou.

De modo geral essa nova ferramenta tem tudo pra ser a salvação do Facebook uma vez que permitira um melhor feedback das publicações e conseqüentemente gere uma preocupação em se postar coisas interessantes e úteis. Salvação aqui é no sentido de resgatar a proliferação de publicações úteis e inibir as publicações inúteis e de certa forma nocivas a sociedade de bem.


Fonte: Artigos Administradores / Botão “não curtir” pode salvar o Facebook

Os comentários estão fechados.