Cadê os clientes?

Cadê os clientes?

Mais de 100 mil lojas fecharam as portas no Brasil em 2015 e mais de 1,54 milhões de vagas de emprego foram fechadas. Será que todos foram atingidos pela crise ou simplesmente os clientes foram gastar seu dinheiro em outro lugar?

Acompanhando as notícias referentes à crise e seus efeitos dramáticos sobre as Empresas de diversos setores no Brasil, ficou ecoando em minha mente a seguinte pergunta: Todas essas empresas que fecharam as portas foram pegas pelo efeito “crise”,ou os clientes apenas foram gastar o dinheiro em outros lugares?

Sim, eu entendo que com medo da situação atual do país as pessoas se retraem no quesito “comprar ou não comprar”, mas confesso que dentre essas empresas algumas são vítimas, se é que posso assim chamá-las de seus próprios colaboradores e dirigentes! Sim! Digo isso com propriedade de consumidora e atuante na área dos negócios. Já ouvi, e presenciei inúmeras cenas de clientes sendo absolutamente mal tratados, mal recebidos, mal compreendidos,  e por aí vão os males.

Ontem quando eu lia o jornal havia uma notícia onde o cliente fora chamado de CHATO na comanda do estabelecimento onde gastava seu “dinheirinho sagrado”. Pasmem! É verdade!Infelizmente esse descaso com o cliente é bem conhecido no Brasil, de norte a sul, muitos consumidores até chegam a dizer que ninguém vendeu nada, eles é que compraram. Em muitos casos aqueles que são a cara da empresa e deveriam prezar pelo cliente não o fazem. E nesse rol entram desde o garçon, atendentes, vendedores até o gerente, e claro, o cliente não volta e ainda faz uma propaganda horrível para outras pessoas nem chegarem perto do local. O resultado é empresas fechando as portas e cada vez mais pessoas ficando sem emprego. 

Precisamos entender que o cliente é a alma de toda e qualquer empresa, de qualquer porte ou ramo. O cliente é quem dita as regras, é dele que todos dependem.

Não posso declarar com certeza que falta treinamento para aqueles que constituem a linha de frente e tem o contato direto com o cliente. Tenho a sensação de que está faltando força de vontade da parte de alguns (da grande parte, infelizmente). 

Dar um sorriso, demonstrar paciência, interesse, tentar de verdade solucionar o problema antes de passar para outros a responsabilidade, mandar a preguiça pra longe! Estamos em crise minha gente! Vamos arregaçar as mangas e trabalhar com vontade. Cansaço todos nós temos, não vamos esperar o desemprego bater à nossa porta para despertarmos! 


Fonte: Artigos Administradores / Cadê os clientes?

Os comentários estão fechados.