Carta de apresentação: 7 dicas infalíveis para garantir a sua vaga

Carta de apresentação: 7 dicas infalíveis para garantir a sua vaga

Um dos itens mais pedidos pelas empresas hoje é a carta de apresentação, por isso, separei algumas dicas para ajudar na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
Você sabia que uma carta de apresentação bem escrita pode ajudar mais que o currículo na hora da escolha do candidato?

Um dos itens mais pedidos pelas empresas hoje é a carta de apresentação, por isso, separei algumas dicas para ajudar na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Você sabia que uma carta de apresentação bem escrita pode ajudar mais que o currículo na hora da escolha do candidato? “Só” o fato de o interessado ter a iniciativa para escrever e montar uma apresentação única para uma vaga específica demonstra um real interesse.

Mesmo assim, infelizmente, muitos candidatos cometem o erro de esquecer a carta de apresentação, mesmo quando solicitada pela empresa, ou pior, fazem de qualquer jeito.

Atenção: Muitos recrutadores leem apenas a carta de apresentação para escolher o candidato que irá seguir no processo de seleção, portanto fique atento às dicas sobre o conteúdo que a carta de apresentação deve conter.

 Dicas para escrever uma boa carta de apresentação:

  1. Comece fazendo um breve resumo das suas qualificações;
  2. Seja estratégico, faça uma correlação entre as suas qualificações, experiências e a vaga. Mostre e se possível exemplifique   por que você é a pessoa mais indicada para preencher a referida vaga. Descreva qual o seu diferencial.
  3. Cuidado com a formatação: a fonte e tamanho da letra devem ser os mesmos do currículo;
  4. A carta não deve ultrapassar uma folha, e ao contrário do currículo deve ser assinada;
  5. Cópia NÃO! Não faça um CTRL+C e CTRL+V do seu currículo, e não copie modelos da internet. Inove, crie! Demonstre entusiasmo, afinal, é o seu marketing pessoal que está em jogo;
  6. Não comece com “bom dia” ou “boa tarde”, você não sabe a que horas a pessoa vai ler a carta. Comece com: Prezado Sr. (a): xxxxx
  7. Quem nunca brincou de “detetive” na internet? Então, use a tecnologia a seu favor e procure saber o nome do recrutador e enderece a carta a ele, isso causará uma boa impressão; 

Dica extra: Pesquisar sobre a empresa é fundamental!!! Você deve saber qual a visão, missão e conquistas. Tente conectar a sua carta de apresentação à vaga e principalmente ao perfil da empresa.

Boa sorte!

 

Karla Aprato, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas 


Fonte: Artigos Administradores / Carta de apresentação: 7 dicas infalíveis para garantir a sua vaga

Os comentários estão fechados.