Chefe ou líder?

Chefe ou líder?

O mercado de trabalho passa por constantes mudanças, e uma delas é o crescimento da figura do líder, e a redução figura do chefe. Um chefe pode se tornar um líder, mas dificilmente conseguirá progredir se permanecer sendo um chefe.

Em grande parte das organizações, e nos mais variados setores, ainda hoje predomina a temível figura do “chefe”, um ser supremo, inquestionável e muitas vezes um verdadeiro “tirano”; Por outro lado ao longo da história vem surgindo uma nova figura que ao invés de ser temido é respeitado, este é o “líder”.

O chefe tem uma ideologia autoritária que busca ter a obediência de seus “subordinados”, se colocando sempre acima destes, e quer que o sigam de maneira cega, quase nunca estando aberto a sugestões. No entanto esta obediência imposta dificilmente será duradoura, pois o ser humano já não aceita mais ser tratado como uma máquina, quer que não só seus direitos como também suas idéias sejam respeitadas.

Na contramão de tudo isso vem o líder que ocupa tecnicamente a mesma função do chefe, porem exerce-a de maneira mais humana, se colocando sempre ao lado de sua equipe, não só ouve como busca receber sugestões; exerce sim sua função de autoridade sobre os colegas, mas esta não lhes foi imposta, e sim conquistada dia após dia.

Para muitos a liderança é um dom com o qual se nasce, mas esta também pode ser adquirida com esforço, dedicação e boa vontade. Aquele que almeja se tornar um bom líder deve estar ciente que terá que abrir mão de seu antigo comportamento de chefe, deve estar disposto a passar por uma profunda mudança, que começa com uma alteração da percepção do que se acontece ao seu redor, e sua reação a estes acontecimentos; não deve buscar sua autoridade impondo o medo a seus liderados, e sim os amando e compreendendo, deve aprender a suprir suas necessidades (lembrando que necessidade e vontade são coisas distintas), deve lembrar-se de corrigir os erros em particular, e exaltar o sucesso em público, em fim deve se tornar um modelo a ser seguido e respeitado.

O líder é uma versão melhorada do chefe, que assim como ocorre com a tecnologia irá gradativamente substituir a versão ultrapassada, se você é um chefe, ainda dá tempo de se tornar um líder, comece mudando o seu conceito interior e então exteriorize isso para o seu ambiente de convívio, seja uma líder na sua família, trabalho, sociedade. Chefie e será obedecido, lidere será seguido e admirado.


Fonte: Artigos Administradores / Chefe ou líder?

Os comentários estão fechados.