Chefe x líder

Chefe x líder

Nesse artigo, trataremos das diferenças existentes nos perfis de chefes e líderes dentro de uma organização

Hoje em dia é muito difícil encontar pessoas que têm um espírito de liderança. Um espírito que descreva o que é um líder de verdade. Nas empresas atuais, no modelo de administração que elas seguem em sua forma de gestão, esse tipo de “pessoa” as vezes não existe, o que às vezes deixa os outros um pouco desmotivados.

Muitos chefes são totalmente “secos”, ou seja, no possuem um bom relacionamento interpessoal com seus subordinados, muitas vezes nem tem um diálogo saudável, não conversam, nem dão apoio um para o outro. E o que muitas pessoas não sabem é que quando se trabalha com esse tipo de pessoa, o desenvolvimento das tarefas dentro da empresa podem ser prejudicadas, e assim, poderá ocasionar sérios riscos de instabilidade para essa pessoa na empresa. uma pesquisa feita recentemente baseada em estudos e fatos reias, mostrou que um grande número de pessoas que convivem diariamente com esse tipo de pessoa adoecem. Isso mesmo, os trabalhadores ficam doentes, com a saúde debilitada e muitas vezes até pedem demissão por conta disso, e isso tudo em decorrência do mal modelo de gestão da pessoa que está a frente deles para lidera-los.

Portanto o comportamento desses chefes devem mudar imediatamente. Líder! isso é o que toda pessoa que está a frente de outras para lidera-las deve procurar se transformar. Um bom líder é aquele que assim que cehga na empresa coloca um sorriso no rosto e diz: Bom dia pessoal! Para muitas pessoas isso é considerado um ato inútil, sem nenhuma necessidade, pensam que o líder por estar em uma posição de autoridade e poder devem ser durões, ignorantes e mal educados. Mas o que elas não sabem é que esse simples fato, essa simples atitude de falar um bom dia, pode mudar totalmente o clima organizacional sa empresa.

Os empregados se sentem mais tranquilos, motivados e até desenpenham suas tarefas com mais vontade e gosto. Um bom líder não diz: faça! Um bom líder diz: vamos, eu faço com voçê. Um verdadeiro líder é aquele que motiva sua equipe, fornece meios para que sua equipe desenvolva o melhor trabalho possível dentro da empresa. Um líder deve ser como uma referência, como um espelho, onde seus espregados se baseiem e busquem se transformar numa pessoa como ela. Motivação! Essa é a palavra chave. Confiança; os trabalhadores devem se sentir confiantes dentro da empresa, se sentir confortáveis. É tarefa do líder fazer com que os funcionários se sintam especiais, que eles são parte da empresa e que a empresa precisa deles. 

Dessa forma, o trabalho dentro da empresa será sempre mais harmonioso, mais prazeroso, e a empresa crescerá cada vez mais e mais!


Fonte: Artigos Administradores / Chefe x líder

Os comentários estão fechados.