Clientes: as 6 necessidades universais

Clientes: as 6 necessidades universais

Clientes possuem necessidades universais das quais podem ser exploradas por qualquer tipo de mercado através de uma segmentação bem elaborada. Contudo, quais são e como essas necessidades podem contribuir para a ascensão de seu produto/serviço?

Através da segmentação de clientes baseada em suas necessidades, é possível identificar características que compõem uma conexão precisa com os valores dos produtos e/ou serviços existentes numa empresa, constituindo uma importante direção para um posterior plano de ação de vendas, por exemplo.

Entretanto, um ponto importante a ser comentado é que as necessidades dos clientes possuem fatores mutáveis de acordo com seus níveis de expectativa e percepção referentes aos mais diferentes tipos de produtos e serviços.

Por este motivo, neste artigo abordaremos sobre as necessidades universais, ou seja, aquelas que são valorizadas nos mais diversos segmentos de mercado.

Abaixo veremos quais são as 6 necessidades universais do seu cliente, e como elas podem ser exploradas.

1- Preço: Sim, o preço ainda é uma grande necessidade básica do cliente e é um diferencial predominante àqueles que visam somente o produto com o preço mais baixo possível. Um dos grandes exploradores deste quesito são os supermercados e suas políticas de preço baixo das quais são disseminadas pelas suas infindáveis técnicas de promoção.

2- Qualidade: A perspectiva dos clientes que buscam qualidade baseia-se em um conceito mais moderno, movido pela era da informação, onde a qualidade destaca-se como um diferencial definitivo para a decisão de compra. Vale ressaltar que essa mesma qualidade exigida pelos clientes com esse perfil não somente é estabelecida, por exemplo, pela eficiência de um serviço ou pela resistência de um produto, mas também pela assistência de pós-venda através de fatores como atendimento, manutenção e garantia 

3- Conveniência: Atualmente, a conveniência se tornou um grande diferencial de um produto ou serviço graças a intensa rotina em que vivemos. Podemos entender a questão da conveniência como uma grande oportunidade de mercado, é uma tendência que veio para ficar, sendo ainda mais incisivo, é o futuro. A Netflix pode ser a base destas afirmações, não acha?

4- Serviço: Muitos clientes buscam um serviço diferenciado e com atendimento diferenciado – o que pode ser estudado através de um conceito interessante no artigo Vendas: as 4 vantagens de um vendedor introvertido. Um serviço bem executado já não é mais o suficiente, pois no competitivo – e imperdoável – mercado atual, equiparar-se às expectativas iniciais do seu cliente não é mais sinônimo de sucesso. Agora, o objetivo é superá-las, sempre. Em suma, aplicações de sistemas de informação são primordiais para conhecer quem é o seu cliente e, com isso, planejar e executar o tão desejado diferencial.

5- Segurança: Quando tratamos de segurança, tratamos de uma necessidade inerente do ser humano. Produtos e serviços que envolvem este quesito abrangem oportunidades únicas de negócio devido à pré-disposição do cliente em realizar o investimento necessário para suprir essa necessidade e, portanto, podem ser explorados das mais variadas maneiras. Um exemplo simples é a tendência mundial por mais segurança no setor automotivo através do desenvolvimento de não somente veículos com mais air bags, mas tecnologias que visam uma revolução no setor. Um destaque dessa transformação são os  veículos com direção automática que estão em constante teste pelo Google.

6- Prestígio: Existem pessoas que buscam prestígio, status, e até mesmo uma sensação de poder por meio de um produto, como um carro importado, ou um serviço, como seguranças pessoais. A questão é que, esses clientes não costumam desembolsar baixos valores para ter esses produtos, o que pode tornar a necessidade por prestígio um grande estímulo econômico para a sua empresa.

Definitivamente, as necessidades universais dos clientes abrangem desde o nível mais básico, como o “preço”, quanto o nível mais elevado, o “prestígio”. Mas o ponto fundamental de tudo isso é como a sua empresa pode explora-los? De fato, o equilíbrio fundamental para esta resposta consiste na análise da equação que envolve a relação direta entre o seu produto/serviço com seu público alvo segmentado.


Fonte: Artigos Administradores / Clientes: as 6 necessidades universais

Os comentários estão fechados.