Coaching: tendência no desenvolvimento humano que veio para ficar

Coaching: tendência no desenvolvimento humano que veio para ficar

Você já ouviu falar sobre coaching? Coaching é uma metodologia que se preocupa com o indivíduo, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, e o ajuda a sair do estado atual e conquistar o estado desejado.

Por exemplo, suponha que você esteja com dúvidas em relação a sua carreira. Que todos os dias, no trabalho, se sente um peixe fora d´água. Mas que mesmo impaciente e indeciso não sabe o que fazer e procrastina (adia) tomar uma decisão.

O papel do coach (condutor do processo de coaching) é criar condições favoráveis para alavancar mudanças que o beneficie, através da gestão das competências (atitudes, conhecimentos e habilidades).

O método possui um grande número de técnicas e ferramentas, que faz com que o coachee (cliente) compreenda o seu momento atual, identifique aonde quer chegar, detecte obstáculos potenciais que poderá encontrar no percurso, desenvolva estratégias e trace um plano de ação para seu objetivo final.

No coaching de carreira, uma das técnicas utilizadas é pedir para que o coachee (cliente) descobra sua missão. Missão é seu propósito de vida, ou seja, um compromisso do seu “eu” com uma ou mais pessoas ou com algo. Que pode ser escrita a partir da frase a seguir:

Minha missão é: Ser (talentos ou características), através de (comportamento que a evidencia) para conquistar (objetivos gerais e financeiros).

Madre Teresa de Calcutá é um dos milhares de exemplos de pessoas que tinham uma missão, e que viveram suas vidas baseadas em seus valores.

Sua missão era: Ter compaixão e misericórdia pelos moribundos.

Pessoas que conseguem encontrar sua missão de vida estão mais propensas a se tornaram bem sucedidas e até mesmo ícones.

Essa é apenas uma das inúmeras ferramentas trabalhadas no processo de coaching, que costuma durar de oito a dez sessões, com uma hora cada, e que traz muitos resultados satisfatórios ao coachee (cliente).


Fonte: Artigos Administradores / Coaching: tendência no desenvolvimento humano que veio para ficar

Os comentários estão fechados.