Coleção 'Vaga-Lume' é relançada 40 anos depois com novo projeto gráfico

Coleção ‘Vaga-Lume’ é relançada 40 anos depois com novo projeto gráfico

Ao todo, o Vaga-Lume teve cerca de 100 títulos em catálogo registrados

A Editora Ática está relançando 10 títulos da coleção ‘Vaga-lume’, sucessos dos anos 70 e 80 que agora volta com um novo projeto gráfico que inclui novas capas, gravuras e personagens reformulados.

“Os índices de venda sempre foram muito expressivos, mas percebemos um distanciamento entre as boas histórias e a apresentação visual. Era, então, preciso renovar, mas mantendo algum elemento que a ligasse ao passado”, disse Paulo Verano, gerente editorial de paradidáticos da Ática, em entrevista ao Estadão.

Entre as novidades, a retirada das imagens internas e a priorização do texto. “Era uma característica editorial da época e [agora] preferimos privilegiar o texto, com um bom trabalho tipográfico e uma mancha de melhor legibilidade”, disse Verano.

Ao todo, o Vaga-Lume teve cerca de 100 títulos em catálogo registrados. Autores como Marcos Rey, Orígenes Lessa e Luiz Puntel marcaram presença em edições da publicação. Ainda segundo a matéria do Estadão, os títulos foram os mais vendidos em suas categorias por 10 anos. Há cerca de sete anos a editora não publica nenhum título na coleção. Na época, ss tiragens chegavam aos 80 mil exemplares e, segundo a editora, se esgotavam em menos de um ano.

Entre os títulos relançados, as três edições mais vendidas da história: ‘A Ilha Perdida’ (Maria José Dupré, 1973), ‘O Escaravelho do Diabo’ (Lúcia Machado de Almeida, 1974) e ‘A Turma da Rua Quinze’ (Marçal Aquino).

Abaixo você confere a lista dos 10 livros mais vendidos da coleção Vaga-lume, da editora Ática:

1. ‘A Ilha Perdida’
Maria José Dupré

2. ‘O Escaravelho do Diabo’
Lúcia Machado de Almeida

3. ‘A Turma da Rua Quinze’
Marçal Aquino

4. ‘Meninos Sem Pátria’
Luiz Puntel

5. ‘Tráfico de Anjos’
Luiz Puntel

6. ‘O Caso da Borboleta Atíria’
Lúcia Machado de Almeida

7. ‘Deu a Louca no Tempo’
Marcelo Duarte

8. ‘Açúcar Amargo’
Luiz Puntel

9. ‘A Guerra do Lanche’
Lourenço Cazarré

10. ‘Menino de Asas’
Homero Homem

 


Fonte: Notícias Administradores / Coleção ‘Vaga-Lume’ é relançada 40 anos depois com novo projeto gráfico

Os comentários estão fechados.