Comece os processos de marketing em sua micro ou pequena empresa, aprenda sobre outbound e inbound marketing

Com a grande quantidade de demandas e procura por inovações, os profissionais autônomos e portadores de micro e pequenas empresas têm se renovado constantemente para atrair a atenção de seu público. Segundo dados, as micro e pequenas empresas (em torno de 8,9 milhões registradas) geram uma média de 27% do PIB geral do Brasil, sendo um espaço de muito potencial e com mercado competitivo. De maneira que os empresários possam conseguir se destacar de forma eficaz e se sobressaltar perante seus concorrentes, é necessário que estes estejam em constante mudança, acompanhando os avanços de seus clientes e desbravando novos rumos.

Engana-se quem pensa que apenas as grandes empresas devem investir em planos estratégicos de marketing para aprimorar suas vendas ou atingir o público-alvo específico. O próprio marketing é tão necessário para um empreendimento que acaba sendo feito até mesmo indiretamente, por meio da exposição de marca ou boca-a-boca. Porém, quando bem utilizado e implementado, é um grande aliado e pode auxiliar fortemente no ganho de novos e fiéis consumidores. Utilizar de um plano estratégico de marketing irá definir seu público-alvo e levantar as suas necessidades, de modo que as campanhas realizadas sejam direcionadas e assertivas.

As maneiras de se investir em propagação de marca são variadas. O outbound marketing é o modo mais tradicional de se utilizar o marketing para estas finalidades. A entrega de panfletos, folders, os anúncios em revistas e jornais, telemarketing ativo, comerciais em televisão e rádio, outdoors e outros métodos tem um impacto imenso para uma grande quantidade de pessoas. Os métodos utilizados pelo outbound são amplos, abordando um grande grupo de potenciais consumidores, mas, por muitas vezes, não atingem o público esperado e direcionado por conta de sua amplitude. Como também, por muitas vezes, este método pode não ser muito rentável para o investidor, que deverá desembolsar uma grande quantia para a realização de campanhas. A empresa deve estar preparada para realizar projetos que utilizem este meio, utilizando de um planejamento estratégico muito bem elaborado e com uma grande quantidade de verba disponível.

Outro método utilizado para conseguir atingir o público-alvo desejado é o inbound marketing, um tipo de estratégia que visa conquistar o público-alvo desejado, ao invés de compra-los. Esta estratégia faz do cliente desconhecido um divulgador de sua marca de maneira sutil, tornando este cliente um fiel consumidor por meio da conquista realizada. O inbound veio para mostrar que podemos utilizar de variados métodos para conseguir chegar ao consumidor, por um jeito eficaz, direto e rentável para as empresas. As redes sociais são um ótimo exemplo, pois o número de pessoas que utilizam cresce diariamente e, por meio delas, pode-se trabalhar de maneira mais direta com seus clientes e atingi-los assertivamente. Os blogs, portais, SEO, e-books também fazem parte deste contexto e abrangem públicos específicos.

A conversão de clientes em leads (potenciais consumidores) é diferenciada para cada método. No outbound marketing, é criada uma campanha que irá atingir inúmeras pessoas, com um custo financeiro mais elevado e retorno mais lento por parte dos consumidores. No inbound marketing, as campanhas são direcionadas ao público-alvo, pouco custo financeiro e retorno praticamente imediato pelos consumidores. Os dois métodos, quando trabalhados juntos e planejados no plano estratégico de marketing, garantem ótimos resultados para as micro e pequenas empresas e podem alcançar ainda mais objetivos.

Se você deseja realizar um plano estratégico de marketing para atingir mais adeptos à sua marca, uma indicação é a Agência Page1, em Curitiba, que oferece serviços de soluções digitais para sua empresa e poderá alavancar seu alcance de público.

 

 

Matéria: http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/plano-estrategico-de-marketing-para-micro-e-pequenas-empresas-utilizando-de-outbound-e-inbound-marketing.shtml

O post Comece os processos de marketing em sua micro ou pequena empresa, aprenda sobre outbound e inbound marketing apareceu primeiro em Novo Empreendedor.


Fonte: Novo Empreendedor / Comece os processos de marketing em sua micro ou pequena empresa, aprenda sobre outbound e inbound marketing

Os comentários estão fechados.