Começo, meio e relacionamento

Começo, meio e relacionamento

Vender já não é tão fácil, manter os clientes então, exigirá mais de você

Muito se questiona sobre o que é venda, se é um processo, uma arte, habilidade ou técnica. Na verdade é uma soma de tudo isso , é a arte de convencer, somada a habilidade de persuadir, com técnicas específicas para obter informações do cliente e transformar o seu produto na melhor opção. Tudo isso alinhado e planejado se torna um processo.

Quando falamos que venda é um processo, então podemos dizer que tem um começo, um meio e um fim, correto? Não! A venda é um processo especial, ela tem um começo, tem um meio, porém ao invés do fim, tem o relacionamento, o início de uma parceria com o seu cliente. O fim só existe quando algo realmente grave acontece, por exemplo: o cliente faliu ou você faliu, durante o relacionamento algo muito grave aconteceu que ambos não querem mais fazer negócios entre si.

Para falar sobre o relacionamento com o cliente, antes falaremos sobre a crise. Muitos vendedores só procuram os clientes antigos, quando a dificuldade chega, quando não consegue mais novos clientes, então recorrem a famosa lista de clientes inativos. Você realmente acredita que um cliente que está inativo há mais de 3 meses ou até um ano , não sabe que você só o está procurando porque o mercado está difícil? Então mantenha sempre um relacionamento ativo com seu clientes.

Quer uma dica de como manter um relacionamento com o cliente? Ligue para ele sempre que encontrar algo novo sobre a empresa dele, informe-o sobre os novos produtos que sua empresa vem desenvolvendo, mande e-mails perguntando sobre os negócios, se ele precisa de alguma ajuda ou de algum produto. Se achar algo de interessante em algum portal de notícias sobre o ramo do cliente, envie para ele. Não basta conhecer seu produto, agora você tem que conhecer e entender sobre pessoas.

Como todo relacionamento, amizade, namoro , casamento, o cliente também necessita da sua atenção e preocupação, vendedores que mantém uma carteira de clientes ativos e um relacionamento interessante com eles, não sabem o que significa crise, lembre-se do que Sam Walton disse: “Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.”

O mercado está difícil, então prospecte o máximo de clientes que consegue, retome relacionamentos com antigos clientes que você esqueceu de manter contato, e agora, com toda a sua carteira procure cuidar de cada um e dar a atenção necessária e mais uma dica entenda a crise, mas não entre nela.


Fonte: Artigos Administradores / Começo, meio e relacionamento

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