Como alavancar o relacionamento com o cliente através do marketing de conteúdo

Como alavancar o relacionamento com o cliente através do marketing de conteúdo

Se você quer aumentar os seus resultados e ter um melhor relacionamento com seus clientes, leia este post. Ele contém informações fundamentais para você construir um ótimo relacionamento com seus clientes e vender muito mais!

Antes de iniciar este artigo, tenho uma pergunta para lhe fazer e espero que você seja sincero na resposta. Onde você prefere comprar um produto?

a) Em uma loja onde o simpático vendedor te atende bem, soluciona seus problemas e depois entra em contato com você para saber se está tudo bem, se precisa de alguma coisa, se tem algum dúvida, etc.?

b) Em uma loja onde você pega o produto, paga, vai embora e depois esquece dela pelo resto da vida?

Bom, chega ser óbvio, eu sei, mas a loja A tem muito mais chances de te ganhar como cliente. Eles se preocupam, buscam construir um relacionamento, em vez de apenas vender.

Dessa maneira, fica muito difícil para o cliente esquecer-se dela quando tiver necessidade de comprar alguma coisa. Na internet, esse relacionamento pode ser muito mais próximo ainda, principalmente através do marketing de conteúdo.

Se você quer aumentar os seus resultados e ter um melhor relacionamento com seus clientes, continue lendo este post. Ele contém informações fundamentais para você construir um ótimo relacionamento com seus clientes e vender muito mais!

Relacionamento com clientes através do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é muito eficiente na hora de firmar sua marca na mente do consumidor. Ele gera visibilidade e torna possível a sua autoridade. Em outras palavras, ele faz com que o consumidor encontre sua empresa facilmente e a enxergue como especialista em sua área de atuação.

Dessa forma, o cliente começa a acreditar que você possui a solução ideal para ele. Para se produzir um bom conteúdo é necessário compreender as reais necessidades do cliente. Assim você terá ideias de como resolver as “dores” dele.

Mas como utilizar o conteúdo para criar um relacionamento com o cliente?

Seu conteúdo pode ser transmitido em um blog, por exemplo, através de artigos informativos, vídeos, infográficos, ou qualquer outro meio que facilite a compreensão do que você tem a dizer pelo seu cliente e potencial cliente.

Para fazer isso na prática, converse com a sua equipe de vendas (ou qualquer outro departamento que tenha um maior contato com seus clientes) e verifique todas as dúvidas e desejos que seus clientes têm em relação a seus produtos ou serviços.

Com isto em mãos fica muito mais fácil “entrar na cabeça dele” e saber de qual conteúdo ele precisa exatamente. Uma ferramenta bastante utilizada para isso é o planejador de palavras do Google Adwords, onde você encontra as palavras-chave mais pesquisadas relacionadas ao seu nicho de mercado. Produza conteúdo para ajudá-lo.

Agora, coloque esse conteúdo em seu funil de vendas

Funil de vendas é uma estratégia muita utilizada no marketing digital, onde a venda depende muito do relacionamento construído com o cliente. Isso pode ser resumido da seguinte forma:

1) Conteúdos para atrair o potencial cliente, com assuntos do interesse dele

2) Conteúdos com mais relevância para transformá-lo em lead (contato qualificado). Geralmente formatos que podem ser baixados em troca dos dados da pessoa (e-book, videoaula, etc.)

3) Conteúdos com mais profundidade para o lead que já tem um grande interesse em saber mais sobre o seu produto ou serviço, mostrando para ele como a sua solução é a melhor para ele.

4) Conteúdo para a venda. Oferecer uma oferta irresistível para o lead através de conteúdos mais profundos, como Hangouts e Webinários.

5) Mantenha o relacionamento com o cliente novamente, usando a integração de canais (blogs, redes sociais, e-mail) até fazer uma nova venda.

Uma estratégia de conteúdo bem trabalhada traz resultados sólidos para a empresa e retém um grande número de clientes, gerando vendas recorrentes, o que no mundo dos negócios é essencial.

Quer saber mais sobre esta e outras estratégias? Continue acessando o Administradores e o meu site paulomaccedo.com para receber mais insights sobre se relacionar melhor com os seus clientes!


Fonte: Artigos Administradores / Como alavancar o relacionamento com o cliente através do marketing de conteúdo

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