Como associar sucesso e liberdade?

Como associar sucesso e liberdade?

Consiga o equilíbrio entre os dois

Responda a esta pergunta: “você já desejou uma carreira de sucesso e ter liberdade?”; se sua resposta foi “sim”, saiba que essa é uma vontade de diversas pessoas ao redor do mundo. Se você está se perguntando: “é possível construir uma carreira de trabalho com liberdade?”, tudo isso depende das escolhas que você fizer ao longo da sua vida profissional.

Existem muitos meios de atingir esse objetivo, mas nem tudo é feito de forma tão simples ou sem planejamento. Muitas decisões terão que ser tomadas no meio do caminho. Neste texto, queremos mostrar alternativas para você conquistar o equilíbrio entre a liberdade e uma carreira de sucesso. E também despertar uma reflexão sobre o assunto.

DEFINA SEUS OBJETIVOS DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

O primeiro exercício que você deve fazer é definir o significado de liberdade para você. É poder ter mais tempo livre com a família? É ter um horário flexível? É poder acordar tarde? Essas questões devem ser levadas em conta na hora de você planejar sua carreira. E como diz aquele ditado: para cada escolha, há uma renúncia.

Às vezes aquela oportunidade de emprego é excelente, porém te impossibilita de ter mais finais de semana com os seus filhos ou o horário te impede de fazer um curso e terminar a faculdade. Na hora que está planejando sua vida profissional ou analisando uma proposta, você precisa decidir o quanto a sua carreira te oferece deliberdade.

São escolhas difíceis, mas que precisam ser feitas se você deseja esse equilíbrio.

LIBERDADE COM PRODUTIVIDADE

Nos últimos anos, algumas empresas adotaram um sistema de liberdade como recompensa para os seus funcionários. Em troca, apenas exigem que os colaboradores cumpram com o nível de produtividade. Essa alternativa moderna pode corrigir uma falha nossa.

Para esses gestores, vale muito mais um funcionário motivado trabalhando por 4 horas ao dia e trazendo excelentes resultados, por exemplo. Em alguns casos, “prendê-lo” por 8 horas pode deixá-lo desmotivado e logo ele iria cair na procrastinação e se “esquecendo” de produzir.

Ter essa autonomia pode significar ser mais produtivo em um curto espaço de tempo. E isso exige disciplina e responsabilidade. Curiosamente, algumas características que colaboram com uma carreira de sucesso.

VOCÊ TEM RECURSOS PARA TER LIBERDADE?

Antes de sugerir para o seu chefe o modelo citado acima, responda sinceramente: você tem disciplina e responsabilidade? E os seus colegas de trabalho? Pois é, querer construir sua carreira pautada pela liberdadeexige muito do profissional. E essa mudança precisa ser muito bem justificada e elaborada.

E assim voltamos ao assunto das escolhas. Você deseja construir sua vida profissional prezando pela autonomia, mas é preciso ter autoconhecimento para tomar essa decisão, saber se realmente você terá esse comprometimento de trabalhar desta forma e usar esse benefício a seu favor.

Então, você está pronto para isso?

FAÇA MUDANÇAS, SE REINVENTE

Não são todas as empresas que vão estar dispostas a dar essa liberdade para o funcionário. Alguns gestores ainda acreditam que tal método não funciona e deixará seus colaboradores acomodados. Se for o caso do seu local de trabalho e você anseia por mais autonomia, talvez seja o momento de fazer uma alteração no curso da sua carreira.

Reinvente-se, descubra um propósito. Não estamos falando para abandonar tudo que você construiu profissionalmente até aqui, mas sim encontrar alternativas para que toda a sua bagagem seja utilizada em uma nova oportunidade. Procure por vagas que atendam às suas expectativas e dê preferência para aquelas em que você possa colocar paixão no que faz.

LIBERDADE É BASEADA EM DECISÕES

Como você pode notar ao longo deste texto, a liberdade que você procura para a sua carreira depende apenas das suas escolhas. Cada pessoa tem um modo de pensar e de interpretar o que é autonomia: para alguns, o exemplo de método de trabalho que foi citado é uma utopia; para outros, é a fórmula que precisava para ter uma vida profissional mais leve.

Serão as escolhas que você fará ao longo da sua carreira que vão te dar ou não a liberdade que deseja. Faça uma reflexão sobre isso.


Fonte: Artigos Administradores / Como associar sucesso e liberdade?

Os comentários estão fechados.