Como captar recursos e levantar fundos para uma ONG?

Como captar recursos e levantar fundos para uma ONG?

Como é possível captar recursos e levantar fundos dependendo o mínimo possível de verbas do governo?

“Eu assumi recentemente a gestão financeira de uma ONG e fui percebendo que a coisa era mais difícil do que achei que fosse, pois temos grande dificuldade para conseguir recursos e equilibrar as contas.

Como é possível captar recursos e levantar fundos dependendo o mínimo possível de verbas do governo?”

Equilibrar as contas é indiscutivelmente o maior problema das ONGs brasileiras. E por esta razão elas ficam justamente ancoradas nos recursos provindos dos programas governamentais. O problema é que os recursos do governo não são estáveis, eles atrasam, são reduzidos e até são cortados sem prévio aviso.

Por tudo isso, é uma atitude muito sábia livrar-se da dependência do dinheiro do governo para a ONG conseguir se manter sozinha.

E para não mais depender do governo e conseguir melhorar as finanças, a sua ONG precisa ter um relacionamento maior com a comunidade e trazê-la para perto da sua causa.

E basicamente fazer três coisas para aumentar o caixa:

  • Sua ONG pode e deve vender também seus produtos e serviços. Além disso pode montar uma loja virtual para vender produtos associados à marca e ao trabalho social.
  • Participar de projetos financiados por grandes empresas. Bancos normalmente investem dinheiro em programas e projetos com fins sociais. A sua ONG pode participar destes projetos e angariar fundos.
  • Organizar eventos junto à comunidade. Especialmente eventos em que a comunidade possa apoiar à sua causa e ao mesmo tempo gerar negócios e/ou festejar.

Consolidar a sua ONG na comunidade com uma marca forte, vai fazer com que cada vez mais ela consiga se manter sozinha sem depender de recursos externos.

A partir daí a sua ONG poderá lutar pelas verbas do governo somente para ampliações e novos projetos, com as finanças do dia a dia asseguradas.


Fonte: Artigos Administradores / Como captar recursos e levantar fundos para uma ONG?

Os comentários estão fechados.